A importância da sustentabilidade e das boas práticas para a produção de Mato Grosso do Sul foi abordada durante a abertura da segunda edição do Simpósio Estadual de Fitossanidade – Resgatando a Sustentabilidade, nesta segunda-feira (07). O evento transmitido online acontece até quarta-feira (09), sempre a partir das 15h.
Secretário-adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna destacou que garantia da sustentabilidade é o que precisamos no agronegócio e que esta não é uma discussão nova e remonta o século 18, quando nasceram os estudos de controle populacional.
“A ciência e a tecnologia deram conta da produção de alimentos, porém hoje temos um mercado consumidor cada vez mais exigente e que quer que o crescimento da produção ocorra junto com a conservação da biodiversidade. Precisamos que o conhecimento esteja disponível para transformar nosso agronegócio e é isso que buscamos com eventos como este”, ressaltou Ricardo Senna.
A abertura contou também com o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi que falou sobre a importância de que os produtores tenham a consciência de que é deles a obrigação da defesa vegetal. “O agricultor do Estado está acostumado a trabalhar com as boas práticas, mas um evento como esse é importe para que a gente possa olhar de forma global para a produção e as praticas de controle biológico que contribuem para as boas safras de Mato Grosso do Sul”.
Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta explicou que o Simpósio Estadual de Fitossanidade integra as ações do Governo do Estado, dentro das politicas publicas implantadas para o tema. “A gestão dos recursos naturais é parte do desenvolvimento sustentável do Estado e está incluída no mapa estratégico do Governo do Estado devido a sua importância”.
O evento é realizado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e as palestras são transmitidas pela página da secretaria no Facebook, onde é possível assistir as que já aconteceram. Haverá emissão de certificado para aqueles que precisarem, para isso basta solicitar via e-mail vborges@semadesc.ms.gov.br.