O 1º encontro presencial do Curso Assistente de Planejamento, Programação e Controle da Produção – Bovinocultura de Leite idealizado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, por intermédio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego acontecerá neste sábado (16), às 8h, no auditório do Sistema Famasul.
A capacitação foi idealizada para ser oferecida na modalidade EaD – Ensino à Distância e atender demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com o objetivo de qualificar tecnólogos em agropecuária, acadêmicos e graduados em ciências agrárias, além de trabalhadores do setor. Foram oferecidas 200 vagas, divididas entre Campo Grande e Dourados, sendo que 80% das aulas serão via web e 20% presenciais. Serão realizados 05 encontros presenciais e 05 visitas técnicas, para que os alunos qualificados possam vivenciar na prática todo o conhecimento experimentado em sala de aula, bem como a possibilidade da coleta de dados para a montagem do Plano de Trabalho referente à Gestão de uma Propriedade.
Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, a meta da instituição ao idealizar o curso é atuar na formação de profissionais para prestarem serviços de assistência técnica. “A modernização constante das atividades agropecuárias exigem que o produtor atue com precisão a partir de orientações especializadas. Esta é a proposta do Pronatec Agro EaD, preparar técnicos em bovinocultura de leite para atender a demanda de quem trabalha no campo”, considera.
O encontro presencial acontecerá em dois horários: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Em Campo Grande, a aula será realizada no auditório do sistema Famasul e no Anfiteatro de UFGD, em Dourados.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul