Campo Grande (MS) – A inauguração da nova sede do Senai Empresa, localizada no cruzamento das ruas Engenheiro Roberto Mange e Pimenta Bueno, no Bairro Amambaí, em Campo Grande (MS), vem ao encontro dos esforços empreendidos pelo governo do Estado para vitalizar e dar competitividade ao parque industrial de Mato Grosso do Sul. A afirmação é do superintendente de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços da Semagro (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Bruno Gouveia, durante a solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira (25).
“Essa estrutura, que vai abrigar consultorias técnicas vai ao encontro do que o governo do Estado propõe para o desenvolvimento da indústria sul-mato-grossense. De nada adiantam ações do poder público como os investimentos nos polos industriais de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Fátima do Sul; os esforços para colocar na economia montante recorde de recursos do FCO, que superam R$ 1 bilhão até o momento; as articulações para convalidação dos incentivos fiscais até 2033. De nada adianta essas ações se não houver ações no chão de fábrica, e essas ações não seriam possíveis sem o Senai e demais instituições do Sistema S”, pontuou o superintendente.
“O Estado de Mato Grosso do Sul contar, a partir de agora, com o Senai Empresa, é fundamental para que a gente consiga melhorar a competitividade e a qualidade do setor local”, analisou o secretário da Semagro Jaime Verruck.
A nova sede e a ampliação do leque de serviços e projetos do Senai Empresas tem o objetivo de aprimorar o atendimento para a indústria de Mato Grosso do Sul, disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen. “Temos um ambiente adequado para aprimoramos o trabalho de consultoria técnica voltada para atender as demandas da indústria e que vai propiciar inclusive o desenvolvimento de novos serviços e projetos. Hoje atuamos com quatro pilares de atendimento, manutenção industrial, eficiência energética, gestão ambiental e logística e esperamos ampliar esse leque”, disse.
Presente ao evento representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rinaldo Modesto elogiou a estrutura e avaliou que, com ela, o Estado ganha em desenvolvimento e geração de oportunidades. “É preciso reconhecer o trabalho e esforços da Fiems para levar à indústria de Mato Grosso do Sul o suporte necessário em tecnologia para que o setor possa se desenvolver e, com isso, quem ganha é o nosso Estado”, garantiu.
Serviços
Diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero elencou a gama de consultorias em tecnologia e inovação disponibilizadas pelo Senai Empresa, e destacou os ganhos e aumento da competitividade propiciados pelos serviços. Dentro das quatro frentes de atuação, existem consultorias para atender diversos segmentos e etapas de uma indústria, como em processos industriais, alimentos e bebidas, meio ambiente, atendimento às normas e legislações, moda, têxtil e vestuário, logística e soluções energéticas. “Hoje nós inauguramos uma estrutura completa e adequada para dar o suporte necessário ao desenvolvimento dos nossos consultores especialistas para entregas das soluções para as indústrias nas mais variadas frentes”, comentou.
O gerente do Senai Empresa, Rodolpho Mangialardo, acrescentou que, além das áreas específicas, é possível criar soluções personalizadas para atender às demandas e necessidades de cada empresa. “Temos um roll de conceitos que podemos aplicar, desenvolvendo ações e soluções conforme as demandas, não existe uma limitação, conforme mais necessidades, mais desafios e mais seremos fomentados para atender as indústrias”, explicou.
Empresários
Entre os empresários do Estado que já contrataram as consultorias do Senai Empresa, a percepção é de que os serviços serão aperfeiçoados com a inauguração de uma nova estrutura. É o caso da empresária Juliana Aranda, proprietária da RU Uniformes, que atua no segmento do vestuário em Campo Grande.
“Mudamos para um prédio maior, sem fazer um planejamento adequado. Quando os consultores do Senai nos visitaram constataram que com mudanças simples, a empresa poderia ampliar em 20 a 30% a eficiência de produção”, comemorou a empresária, que no momento passa por duas consultorias – capacitação e informatização da modelagem e de layout.
Sócio-proprietário e diretor de produção da Gráfica Progresso, Rodrigo Bogamel Quirino, já participou do programa de eficiência energética do Senai Empresa e recebeu cursos e treinamentos para qualificação da mão de obra. “Toda consultoria prevê melhorias, já participamos da área de eficiência energética, no momento recebemos a de controle de qualidade, porque estamos sempre procurando buscar inovações tecnológicas”, disse.
Clair Smaniotto, proprietário da Estamental Metalurgia, concluiu que a mudança de estrutura física do Senai Empresa vai refletir em mudanças no atendimento. “Estou sendo muito bem amparado pelo Senai e todo o Sistema Fiems, e quando há esse suporte é um estímulo para empreender ainda mais. Há 20 dias o Senai acompanha a questão da logística da nossa empresa e até o próprio funcionário se sente mais produtivo quando recebe um acompanhamento profissional e mais adequado”, finalizou.
Fotos e informações da Assessoria da Fiems