Campo Grande (MS) – A semana em Mato Grosso do Sul deve ser de tempo instável, com probabilidade de ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, conforme nota divulgada pelo CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), assinada pela meteorologista Valesca Rodriguez Fernandes. Isso se deve ao avanço de um cavado em médios níveis (que são áreas alongadas de baixa pressão) que dá suporte ao sistema frontal, combinado com o aquecimento diurno.
Entre terça-feira e ao longo do dia de quarta-feira, o tempo deve permanecer firme com variação de nebulosidade nas regiões pantaneira e Sudoeste devido a atuação de um sistema de alta pressão, que favorece o tempo estável. Porém, nas regiões Centro-Norte e Leste há probabilidade de chuva e tempestades devido a passagem de cavados, aliado ao calor intenso.
Entre a noite e a madrugada de quarta-feira e quinta-feira o tempo volta a ficar instável nas regiões do Pantanal, Leste e Centro-Norte do Estado, onde pontualmente podemos ter acumulados de chuvas significativos e tempestades devido à formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai, aliado a passagem de cavados em médios níveis e ao aquecimento diurno.