Semagro, SFA e OCB renovam acordo para fortalecer o cooperativismo em MS

  • Publicado em 19 nov 2019 • por João Prestes •

  • O cooperativismo sul-mato-grossense ganhou importante reforço na terça-feira (19), com a assinatura de renovação de acordo de Cooperação Técnica que busca fomentar o setor no Estado, por meio de várias ações de promoção, divulgação e apoio. A ação aconteceu durante o I Fórum do Ramo Agro, em Campo Grande.

    O documento foi assinado pelo Governo do Estado por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura Familiar em MS) e a OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil).

    Com vigência de dois anos, o acordo quer fortalecer o sistema de cooperativas estadual com oito etapas, que começam na sensibilização da importância do cooperativismo e alias mercadológicas nas cadeias produtivas até a motivação do potencial de cooperativismo nas colônias tradicionais de pescadores, para fortalecimento da cadeia.

    Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca há tempos as cooperativas são as que mais investem em Mato Grosso do Sul, como prova está a inauguração da unidade da Coamo em Dourados neste mês e que o atual momento econômico do país beneficia as cooperativas.

    “Temos que ter a compreensão da linha liberal do Governo Federal e com isso mudar nossas ações. Claro que temos uma ruptura de modelo econômico no país, que implica numa mudança considerável. A Lei da Liberdade Econômica vem para proporcionar segurança às cooperativas”, destacou o secretário Jaime Verruck.

    Superintendente da SFA/MS, Celso Martins afirmou que este é um ato para reiterar o compromisso com o cooperativismo estadual. “Temos a oportunidade de ver que estamos caminhando”, disse. Já o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Regis destacou que a entidade prima pela inclusão das pessoas e este documento é uma forma de incentivar as cooperativas do agronegócio colham ainda mais frutos.

    Categorias :

    COOPERATIVISMO

    Veja Também