Mais um centro de comercialização de produtos da agricultura familiar será construído em Mato Grosso do Sul, beneficiando o município de Iguatemi. Na tarde desta segunda-feira (12), o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) recebeu o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma e deram sequência às tratativas para o repasse de recursos, por meio do PRO-DESENVOLVE (Fundo Estadual Pró Desenvolvimento Econômico), além de discutirem outras demandas do município.
“Esse Centro de Comercialização da Agricultura Familiar foi um dos compromissos assumidos pelo governador Reinaldo Azambuja durante a edição do Governo presente. Nós vamos utilizar os recursos do PRO-DESENVOLVE, que é um Fundo, administrado pela Semagro, cujo objetivo é apoiar os agricultores no processo de verticalização da produção e na agregação de valor. O município já finalizou e nos apresentou o projeto do local, que teria em torno de 500 metros quadrados e agora o processo segue em tramitação na secretaria para fazermos a assinatura do convênio e o repasse do recurso”, informou o secretário Jaime Verruck.
Também foi informado ao prefeito de Iguatemi sobre as entregas de equipamentos para a agricultura familiar, adquiridos pela Semagro, por meio da Agraer, com recursos de emendas parlamentares da bancada federal sul-mato-grossense. “São cerca de R$ 1 milhão em máquinas e equipamentos que devemos entregar nos próximos meses”, disse o titular da Semagro.
Foram apresentadas pelo prefeito Lidio Ledesma informações sobre uma fecularia que está se instalando em Iguatemi. “É um empreendimento importante na geração de empregos para o município. A prefeitura já fez a doação do terreno, a obra já está na fase da terraplanagem e o prefeito veio discutir conosco sobre a questão dos incentivos fiscais e sobre a disponibilização de energia elétrica para viabilizar a indústria. Inclusive, temos observado essa movimentação em torno das fecularias e avaliamos as necessidades para viabilizar esse tipo de empreendimento”, informou o secretário.
Por fim, ficou estabelecido que a Agraer vai realizar um diagnóstico da produção de mel em Iguatemi. “Existe uma Casa do Mel no município e nos foi solicitado apoio para melhoria do local, em termos de equipamento. Definimos que, primeiramente, a Agraer vai fazer um diagnóstico, com o número de produtores envolvidos, como está a produção, quais são as principais necessidades, para depois avaliar se nós temos recurso próprio disponível, ou se podemos contar com recursos da bancada federal para aprimoramento da Casa do Mel”, finalizou Jaime Verruck.
Também participaram da reunião, a deputada estadual Mara Caseiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Iguatemi, vereador Genésio Boamorte Neto, o secretário municipal de Administração, Delsio Adelfo Sovernigo e o Assessor Legislativo da Semagro, Markito Perez.