Campo Grande (MS) – De 12 a 21 de maio a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) participa da 53ª edição da Exposição Agropecuária – Expoagro 2017, em Dourados. Durante dez dias, a Semagro e seus órgãos vinculados vão levar ao público do evento uma série de reuniões e palestras relacionadas ao desenvolvimento do agronegócio sul-mato-grossense, além de debater questões relacionadas ao turismo, meio ambiente e ciência e tecnologia.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, participam da abertura oficial da exposição, no sábado (13). “Teremos uma grande agenda de desenvolvimento nos dias da Expoagro, que será apresentada e debatida pela Semagro e seus órgãos vinculados, como a Agraer, Iagro, Imasul e Fundtur”, afirmou Jaime Verruck. Na segunda-feira (15), o secretário acompanha a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, interino, Eumar Novack, ao evento.
Atividades da Semagro e vinculadas
Hoje, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) inicia a participação na Expoagro 2017. Nesta sexta-feira (12), a partir das 13h, será ministrada a palestra “Sistema de produção do Maracujazeiro empregando mudas altas”, com Noboyushi Narita, pesquisador científico e diretor técnico de Divisão do Pólo Alta Sorocabana – APTA.
Entre as oficinas oferecidas pela Agraer estão sobre as culturas de goiaba, abacaxi, banana e mamão, além de informações para os agricultores familiares sobre hidroponia. No estande da Agraer na exposição, também haverá uma cozinha laboratório, com capacidade para 15 pessoas, onde haverá aulas sobre o processamento de derivados de leite, de frutas e geléias e de hortaliças e a produção caseira de fitoterápicos e condimentares.
De 15 a 19 de maio, o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna e o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Renato Roscoe participam de encontros e palestras com foco em agendas de desenvolvimento sustentável, encadeamento produtivo, competividade e outros assuntos pertinentes.
Na segunda-feira (15), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) realiza uma reunião com pesquisadores e comunidade acadêmica de toda a região para falar das “Ações da Fundect na região da Grande Dourados”. O encontro será com o diretor-presidente da Fundect, Davi Bungenstab, às 15h, no Sindicato Rural
Durante a realização da Expoagro, no estande da Semagro e Agraer, serão expostos produtos da agricultura familiar local, como artesanato, doces em compotas, cachaça, geleias, pães, entre outros. Além disso, outros órgãos vinculados estarão presentes no local, como Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), com atendimentos sobre licenciamento ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Sobre a Expoagro
A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, acontece no período de 12 a 21 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados.
Além da mostra de produtos e novas tecnologias, a programação prevê palestras técnicas e jurídicas, simpósios, leilões, comidas típicas da região e atrações musicais. Pelo menos 80 empresas participarão expondo seus produtos, serviços e inovações tecnológicas.
Com informações da Agraer e Fundect.