Semagro fortalece diálogo e parcerias para fomentar o empreendedorismo e inovação em MS

Categoria: CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO | Publicado: quarta-feira, março 21, 2018 as 18:19 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar), está fortalecendo o diálogo e as parcerias institucionais para fomentar o empreendedorismo e inovação em Mato Grosso do Sul. Na manhã de terça-feira (20), o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, participou dos debates realizados na 1ª Semana de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

No evento na UCDB, o superintendente Rogério Beretta participou de mesa redonda "Parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras de empresas - As novas fronteiras da inovação", que contou com a participação do diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, do coordenador de projetos da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) de Santa Catarina, Cleber Borba e do reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir.

No debate, Beretta falou sobre o grupo de trabalho criado no âmbito do Conselho de Reitores de MS (CRIE-MS), que está finalizando a minuta da Lei Estadual de Ciência e Tecnologia. Segundo o superintendente da Semagro, a legislação – também chamada Lei da Inovação – deve contribuir para o desenvolvimento de um parque tecnológico no Estado. O texto deve ser apresentado nas próximas semanas. “Com essa lei, vamos dar segurança aos investidores para que possamos captar mais recursos com essa garantia. Além disso, precisamos de um alinhamento institucional para que esses investimentos amadureçam e sejam destinados à pesquisa”, afirmou.

O representante da instituição catarinense, Cleber Borba, informou que muitas regiões têm buscado parques tecnológicos e centros de inovação, mas é preciso se atentar para o risco de cair em modismos. “Quando começou a moda das incubadoras, o Brasil chegou a ter mais 400. No entanto, muitos desses ambientes se intitulavam incubadoras, mas não tinham os recursos necessários. Então é importante que o projeto tenha robustez, mas vejo que Mato Grosso do Sul tem tudo para ter um bom time”, disse.

Referências

No período da tarde, após o evento na UCDB, o coordenador de projetos da Fundação Certi, Cleber Borba, reuniu-se na Semagro com o superintendente Rogério Beretta, o presidente da Fundect, Márcio Pereira e o coordenador de Ciência e Tecnologia da secretaria, Valdecir Alves da Silva, para apresentação do portifólio da entidade catarinense e estreitamento de relações visando parcerias institucionais. “Santa Catarina se transformou no maior polo de inovação do Brasil e essa referência pode ser proveitosa para as ações do governo do Estado. É fundamental o desenvolvimento de parcerias entre governo, universidades e empresários”, finalizou.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.