A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) vai presidir o Ceter/MS (Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Mato Grosso do Sul). Na quarta-feira (9), o técnico da Semagro, Eduardo Pereira, secretário executivo da Cadeia Produtiva Mineral da MS Mineral, foi eleito para mandato de 2 anos como presidente o Conselho, tendo como vice, Marcos Derzi, presidente da Funtrab.
Eduardo Pereira e Marcos Derzi assumem no lugar de Douglas Rodrigues Silgueiro, presidente da FETRACOM- Federação dos Trabalhadores do Comercio e Cleoni Bortoli Salviano, presidente da F.T.I. MS (Federação dos Trabalhadores da Indústria do MS).
O Ceter/MS é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, constituídos de forma tripartite e paritária, compostos de no mínimo 9 (nove) e no máximo 18 (dezoito) membros, em igual número de trabalhadores, de empregadores e do governo. O Conselho foi instituído pela Lei Estadual nº 5.415, de 16 de outubro de 2019, regulamentado pelo Decreto nº 15.360, de 05 de fevereiro de 2020 e pelo Regimento Interno aprovado pela Resolução SEDHAST nº 211 de 28 de fevereiro de 2020.
Trata-se de um elemento de grande importância para a execução das políticas públicas de emprego, trabalho e renda do Ministério da Economia, pois aumenta a sensibilidade do executor às demandas do seu público.