O secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), assinou um convênio com a prefeitura de Aparecida do Taboado e a Abrobat (Associação de produtores de borracha de MS) para fomentar a produção de borracha e o combate de pragas em seringueiras.
A partir do convênio que prevê o repasse de recursos, serão realizados estudos técnicos que vão ajudar a dar andamento no diagnóstico das necessidades do setor em Mato Grosso do Sul, incluindo o mapeamento e controle de pragas, formas de gestão produtiva e orientações gerais para a produção.
Eduardo Sanches, presidente da Abrobat afirma que o Estado é novo na produção de borracha e atualmente conta com 23 mil hectares de seringais plantados, em 243 propriedades rurais, distribuídas em e 29 municípios. “Apresentamos o projeto para realização do levantamento e contamos com o apoio da Semagro para seguir. Fico agradecido com a dedicação do secretário e governador e não tenho dúvidas de que vamos sair na frente de outros estados”, afirma.
O secretário Jaime Verruck destacou que a produção de borracha no Estado apesar de no início, tem potencial para crescer e alcançar uma boa posição. “A partir deste convênio será possível fazer o controle adequado de pragas e continuar avançando na produção de borracha e atração de novos investimentos”.
Prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan Dias destaca que o município conta com a primeira industria do Estado a processar a borracha o que mostra o potencial para crescimento. A unidade está em operação e deve inaugurar em breve.