Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, o embaixador dos Estados Unidos, Todd Crawford Chapman se reuniu hoje (19), com o Governo do Estado para debater sobre meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvimento econômico e segurança. A reunião aconteceu na governadoria e contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja.
O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, apresentou ao embaixador o projeto do “Estado do carbono neutro”, que visa reduzir e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa, com meta até 2030. Ele destacou que vários programas foram realizados desde 2015, com esta finalidade de desenvolvimento sustentável.
“Momento importante em que pudemos apresentar questões ambientais estaduais ao embaixador, que vai visitar projetos no fim de semana de sustentabilidade realizados em Mato Grosso do Sul. A embaixada e o governo norte-americano estão dispostos a saber mais sobre a atuação dos estados e poiar ações importantes”, destacou.
O encontro também debateu sobre as relações comerciais entre os dois países e as possibilidades e estreitar a atuação. “Apresentamos nosso processo de industrialização, os principais produtos exportados (celulose, carne bovina e tilápia) e as alternativas logísticas para tornar estes itens mais competitivos para os americanos”, disse o secretário.
A consolidação da rota bioceânica, investimentos nas ferrovias, além da política de atração de investimento, parceria público-privada e sustentabilidade junto aos EUA foram abordados durante a reunião com o embaixador. A reunião contou com a presença da coordenadora de cooperação internacional e comércio exterior da Semagro, Taís Fernanda.
Segurança
O governador Reinaldo Azambuja assinou um termo de cooperação técnico com a Embaixada dos Estados Unidos, na área de segurança pública, para troca de informações no serviço de inteligência, banco de dados e até treinamento dos servidores, para qualificar e ampliar o combate a criminalidade.
O acordo formalizado já existe na prática e agora será ampliado, com a troca de informações na área de inteligência, que vai subsidiar futuras ações da segurança pública.
“Este termo de acordo na área de segurança é o início de um trabalho conjunto, que já vem acontecendo entre as duas partes e agora se fortalece, porque teremos a oportunidade de treinarmos nossos policiais nos Estados Unidos, tendo esta troca de experiência extremamente saudável”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.
Ainda ponderou que as parcerias podem se estender para outras áreas, como saúde, educação, economia e desenvolvimento sustentável. “Conversamos com o embaixador e ele quer construir um protocolo de intenções em diferentes setores”, disse.
O embaixador elogiou o trabalho de destaque do Estado na segurança pública. “Fizemos este acordo para troca de informações, com treinamento na área e já conversamos na possibilidade de expandir a parceria, já que Mato Grosso do Sul tem um trabalho forte e destaque no setor e região de fronteira, no combate ao crime organizado”.
Priscilla Peres, comunicação Semagro e Leonardo Rocha, Subcom