O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação ) participou nesta quarta-feira (15) de uma reunião no Ministério das Relações Exteriores com a DIMEP (Divisão Bolívia, Equador, Paraguai e Peru) para discussão do acordo internacional de construção da ponte Porto Murtinho/Carmelo Peralta.
A ponte internacional está sendo construída por um consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões da administração paraguaia da Itaipu. A estrutura, de 1.310 metros de comprimento e 20,10 metros de largura, é fundamental para viabilizar a Rota Bioceânica rodoviária, que possibilitará ligar o oceano Atlântico ao Pacífico, no Chile, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do Brasil.
De acordo com o secretário, o Governo do Estado está propondo alguns aditivos de alteração do acordo internacional. “Atualmente a Ponte Carmelo Peralta é bancada pela Itaipu Paraguai por um recurso paraguaio licitado por lá. Agora nós temos que ampliar alguns benefícios tributários que já existem no Paraguai também para o lado brasileiro”, explicou lembrando que para isso estão revisitando o acordo que tem que ser aprovado pelo senado brasileiro e paraguaio.
Por outro lado as obras continuam avançando rapidamente com 13% da ponte já pronta no lado paraguaio. “Continuamos com a programação de inauguração em dezembro de 2024. A meta é que nós consigamos finalizar todo o projeto e a construção da ponte até esta data. Então acho que é um momento importante para nós estarmos debatendo estas temáticas”, sinalizou.
Verruck salientou que o Governo também está avançando nos debates sobre a questão alfandegária. “Este é hoje nosso foco. Primeiro temos a infraestrutura, a parte de terminar a ponte e o acesso. A segunda prioridade é exatamente fazer o término dos acordos para avançar na questão alfandegária”, concluiu.