Semadesc participa de reunião sobre a ponte da Rota Bioceânica

  • Publicado em 15 mar 2023 • por Rosana Siqueira •

  • O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação ) participou nesta quarta-feira (15) de uma reunião no Ministério das Relações Exteriores com a DIMEP (Divisão Bolívia, Equador, Paraguai e Peru) para discussão do acordo internacional de construção da ponte Porto Murtinho/Carmelo Peralta.

    A ponte internacional está sendo construída por um consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões da administração paraguaia da Itaipu. A estrutura, de 1.310 metros de comprimento e 20,10 metros de largura, é fundamental para viabilizar a Rota Bioceânica rodoviária, que possibilitará ligar o oceano Atlântico ao Pacífico, no Chile, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do Brasil.

    Secretário Jaime Verruck participou de reunião com DIMEP

    De acordo com o secretário, o Governo do Estado está propondo alguns aditivos de alteração do acordo internacional. “Atualmente a Ponte Carmelo Peralta é bancada pela Itaipu Paraguai por um recurso paraguaio licitado por lá. Agora nós temos que ampliar alguns benefícios tributários que já existem no Paraguai também para o lado brasileiro”, explicou lembrando que para isso estão revisitando o acordo que tem que ser aprovado pelo senado brasileiro e paraguaio.

    Por outro lado as obras continuam avançando rapidamente com 13% da ponte já pronta no lado paraguaio. “Continuamos com a programação de inauguração em dezembro de 2024. A meta é que nós consigamos finalizar todo o projeto e a construção da ponte até esta data. Então acho que é um momento importante para nós estarmos debatendo estas temáticas”, sinalizou.

    Verruck salientou que o Governo também está avançando nos debates sobre a questão alfandegária. “Este é hoje nosso foco. Primeiro temos a infraestrutura, a parte de terminar a ponte e o acesso. A segunda prioridade é exatamente fazer o término dos acordos para avançar na questão alfandegária”, concluiu.

    Categorias :

    ROTA BIOCEÂNICA

    Veja Também