Agentes de tecnologia, empresas, universidades e gestores públicos do Brasil participam da Semana da Inovação, Tecnologia e Agronegócio, que acontece no Parktec CG, de 26 a 28 de novembro. O evento é realizado pela Prefeitura de Campo Grande e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Fundect.
O painel de abertura, realizado na noite de terça-feira (26), foi apresentado pelo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio Nascimento Ferreira Rosa, que trouxe aos participantes um apanhado histórico da evolução da agropecuária no país. Ele traçou um panorama do país, há 50 anos, quando a produtividade brasileira era baixa e a insegurança alimentar latente. “Foi uma discussão muito rica sobre como a modernização tecnológica tem impulsionado a produtividade e a sustentabilidade no campo”, comentou o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc.
Nesta quarta-feira (27), a Semadesc deu sequência ao evento no Parktec CG. O secretário-executivo Ricardo Senna ministrou a palestra “Potencializando Ambientes de Inovação” e o diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira, falou sobre “Fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação”.
O ParkTecCG CG é o Parque Tecnológico de Campo Grande, uma iniciativa, apoiada pela Semadesc e Fundect, criada para impulsionar o desenvolvimento econômico, tecnológico e social da região. O local funciona como um hub de inovação, integrando empresas, universidades, centros de pesquisa e o governo. A proposta do parque é transformar ideias e pesquisas acadêmicas em negócios e soluções práticas, promovendo o empreendedorismo e atraindo investimentos estratégicos para Mato Grosso do Sul. O parque também atua como um espaço de conexão para startups, promovendo a troca de conhecimento e inovação entre os diversos atores.
A Semana de Inovação, que se estende até quinta-feira (28), com painéis e workshops voltados para a integração entre tecnologia e o agronegócio. O evento conta também com a participação do SENAI, FIEMS e SENAC. A entrada é gratuita.
Marcelo Armôa, com informações e foto da Prefeitura de Campo Grande