Semadesc participa da abertura da Caravana da Sudeco e lançamento do Microcrédito Produtivo Orientado

  • Publicado em 02 jun 2025 • por bbento@fazenda •

  • O Microcrédito Produtivo Orientado foi lançado hoje (3) em Campo Grande. Trata-se da nova linha de financiamento da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A iniciativa é voltada a agricultores familiares e empreendedores rurais que desejam investir e expandir seus negócios no campo.

    O lançamento, que contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desnevolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck e o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável Rogério Beretta, faz parte da Caravana da Sudeco, ação itinerante que oferece atendimento especializado, orientações sobre crédito e oportunidades de fomento a quem atua na área rural do Centro-Oeste. Em Campo Grande, os atendimentos ocorrem na sede do Sebrae, das 9h às 17h, e continuam nesta terça-feira (3), das 14h às 18h. Na quinta-feira (5), a Caravana segue para Três Lagoas (MS), com programação das 9h às 18h. A participação é gratuita.

    Secretário-executivo Rogério Beretta, diretor da Agraer Washington Willeman, secretário Jaime Verruck, Cláudio Mendonça do Sebrae e Augusto de Castro, da Semadesc

    A programação inclui palestras, atendimento especializado e suporte técnico com orientações sobre convênios e oportunidades de fomento por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Também prestigiaram o lançamento o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman e o coordenador de negócios da Semadesc, Augusto de Castro.

    O secretário Jaime Verruck destacou a importância da Caravana em Campo Grande e principalmente a atuação dos orgãos colegiados federais como o CONDEL e estaduais como o CEIF do FCO. “O FCO é relevante, e nós temos tido a competência de aplicar os 100% de recursos do FCO aqui no Estado. Então isso mostra que nós temos uma demanda elevada e é um grande desafio. Então a Caravana surge como ponto de apoio neste grande desafio, para que se consiga efetivamente fazer esta aplicação de recursos empresariais 100%”, salientou.

    Além do Governo Federal, a iniciativa também tem a participação do SEBRAE e de instituições financeiras que estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e apresentar soluções aos empreendedores. “Temos a expectativa de divulgar as melhores propostas de financiamento na nossa região, trazendo linhas novas, como o microcrédito produtivo orientado, e melhorando todas as linhas — Comércio, Serviço, Indústria e Turismo”, explicou a Superintendente da Sudeco, Luciana Barros.

    FCO na palma da mão
    Batizado de “FCO na palma da mão”, o microcrédito produtivo orientado da Sudeco oferece condições especiais para aquisição de equipamentos, capital de giro, investimentos em plantio e colheita, reformas em instalações e até expansão de plantel. É possível solicitar o financiamento pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

    Podem se beneficiar dessa linha de crédito:

    Agricultores familiares;

    Pecuaristas familiares;

    Quilombolas;

    Indígenas;

    Extrativistas;

    Pescadores artesanais.

    O microcrédito produtivo orientado reforça o compromisso do Governo Federal com a inclusão financeira e o desenvolvimento sustentável. As principais vantagens da linha, incluem:

    Bônus de adimplência de 25%;

    Isenção de TAC;

    Isenção de IOF;

    Prazo de 24 meses;

    Taxa de juros de 0,5% a.a.

     

    Rosana Siqueira, com informações da Sudeco

    Fotos – Dionedson Terena

    Categorias :

    FCO, Geral

    Veja Também