O secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, participou na manhã desta terça-feira (14) da mesa-redonda “Governança intersetorial e fortalecimento das ações na perspectiva de Saúde Única”, parte da programação do III Symposium One Health – Saúde Única, promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Saúde Única. Também participaram da mesa a secretária de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, e a médica veterinária Juliana Maria Felício, da SFA/MS.
Em sua apresentação, intitulada “Governança Intersetorial e Fortalecimento das Ações de Saúde Única”, Falcette destacou a estratégia de Mato Grosso do Sul para integrar segurança alimentar, sustentabilidade, inclusão social e transição energética, conciliando crescimento econômico e responsabilidade ambiental. Com base em indicadores nacionais, ressaltou que o Estado está entre os líderes em mobilidade social, capital humano e geração de empregos, refletindo um modelo de desenvolvimento com equidade e qualidade de vida.
O secretário-adjunto também reforçou que Mato Grosso do Sul se consolidou como potência agroambiental, com expansão das áreas de reflorestamento e diversificação produtiva. Reafirmou o compromisso do Governo com a neutralidade de carbono até 2030, por meio de programas estruturantes como o Pacto pelo Pantanal, os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), o Fundo Clima Pantanal e o REDD+, defendendo a transição da lógica punitiva para uma economia baseada em ativos ambientais.
Sobre a integração das ações da Semadesc com o tema do evento, Falcette ressaltou que “o conceito de saúde única é fundamental para discussões que o Estado vem conduzindo em diversas áreas. A saúde única olha para a saúde humana, vegetal, animal e ambiental. Integrar as ações da Semadesc, que atua nessas três frentes, com a Secretaria de Saúde, é essencial”.
Ele destacou ainda que “essa integração permite aprofundar questões e atuar sobre potenciais impactos, como o recente caso do metanol em bebidas alcoólicas, que afeta a saúde pública e tem origem em setores como o comércio e a indústria, além de envolver a segurança pública”.
O III Symposium One Health – Saúde Única acontece nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, reunindo profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes das áreas de saúde, meio ambiente, agricultura e ciência. O foco principal é o fortalecimento da governança intersetorial e a troca de experiências sobre práticas inovadoras voltadas à promoção da saúde e à sustentabilidade.
Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc






