As ações de qualificação profissional e promoção de renda executadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Semadesc), pordesc, por meio da SEQUALIT, foram apresentadas na quarta-feira (20) durante a Rodada de Negócios do Show Florestal, realizada na sede do Sebrae em Três Lagoas, durante a programação do Show Florestal 2025.
A iniciativa teve como objetivo aproximar pequenos e médios empreendedores da região de grandes empresas do setor, criando um ambiente propício para parcerias comerciais.
Realizada no Escritório Regional do Sebrae, a rodada reuniu cerca de 50 participantes. Ao longo da manhã, os empresários locais puderam apresentar seus produtos e serviços a representantes das seguintes empresas âncoras: Bracell, Eldorado Brasil, Suzano, Senar/MS, Lacan e Eucapinus.
Presente a abertura do evento, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Semadesc, do Governo do Estado, Rogério Beretta destacou a importância do setor também pra os pequenos negócios.
“A cadeia florestal é um dos principais motores econômicos de Mato Grosso do Sul, e nossa estratégia é garantir que os pequenos negócios estejam preparados e bem-posicionados para atender a essa demanda crescente. A rodada de hoje mostrou o quanto essa aproximação é eficaz e necessária”, frisou.
MS Qualifica
Na ocasião, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, destacou dados sobre a economia sul-mato-grossense, apresentou números da qualificação profissional no Estado e detalhou programas do Governo, como o Voucher Transportador.

Secretário-executivo de Qualificação Esaú Aguiar apresentou MS Qualifica para empresários em Rodada de Negócios
Ele também apresentou a plataforma MS Qualifica, ferramenta voltada para ampliar o acesso da população a cursos de capacitação profissional, alinhando mão de obra qualificada às demandas do mercado de trabalho.
“Nós estamos realmente fazendo esse processo de atrair qualificação. Não podemos chamar aqui do vale da celulose, se não trouxermos a base desse complexo produtivo que são vocês que estão nessa rodada de negócio, que fazem com que esses grandes empreendimentos se sustentem, toda essa área, esse grande complexo produtivo”, enfatizou Aguiar.
A gerente regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori destacou que a ação faz parte do programa Conexões Corporativas, desenvolvido pelo Sebrae para conectar pequenos negócios às grandes empresas. “Essa é uma das nossas missões: abrir caminhos e gerar conexões reais para os pequenos negócios. Em um evento com a magnitude do Show Florestal, trazer essas empresas para uma conversa direta com os fornecedores locais é dar visibilidade e protagonismo a quem movimenta a economia da base”, afirmou Josi Signori, gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS.
Rosana Siqueira, com informaões do Sebrae/MS
Fotos – Mairinco de Pauda