Campo Grande (MS) – A partir deste mês de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) passa a oferecer um novo instrumento informativo que servirá como fonte de referência para investidores, analistas de mercado, jornalistas e pesquisadores. Mensalmente, a Semade irá publicar em seu site – www.semade.ms.gov.br – Cartas de Conjuntura dos setores de Exportação e Mercado de Trabalho de Mato Grosso do Sul. “É uma iniciativa inédita no governo do Estado, apresentada em um momento que temos um balanço extremamente positivo no que diz respeito à atração de novas frentes de investimento para o Estado. É um serviço que oferecemos aos potenciais investidores e empreendedores que estejam interessados em atuar em Mato Grosso do Sul”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.
As Cartas de Conjuntura divulgadas pela Semade vão sintetizar e agregar, em um único documento, as informações mais recentes das áreas de comércio exterior e mercado de trabalho, utilizando-se, para isso, das informações oficiais divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Cadastro Geral do Emprego e Desemprego (Caged) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O conteúdo das cartas apresentará os balanços atuais e comparações com períodos anteriores (mensal, anual e últimos 12 meses) relacionadas à variação cambial, comportamento das exportações do Estado e do mercado de commodities, além da geração de empregos dos diversos segmentos da indústria, agroindústria, comércio e serviços sul-mato-grossense.
A elaboração das Cartas de Conjuntura é de reponsabilidade do economista Daniel Frainer, da Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Semade. As duas primeiras cartas, do Setor Externo e Mercado de Trabalho já podem ser visualizadas e baixadas nos links abaixo. Os documentos serão publicados no site da Semade sempre por volta da primeira e da terceira semana de cada mês, logo após a divulgação dos relatórios mensais da Secex e do Caged.
Além das Cartas de Conjuntura, a Semade também oferece em seu site outros relatórios, estudos e documentos oficiais como o Banco de Dados do Estado, a Cesta Básica, balanço energético e diversos outros dados relacionados à economia, demografia, logística, geografia, dentre outras informações de interesse e acesso público.
Confira as Cartas de Conjuntura divulgadas hoje pela Semade:
– Carta de Conjuntura SEMADE – Mercado de Trabalho – Nº 1 – Outubro 2015
– Carta de Conjuntura SEMADE – Setor Externo – Nº 1 – Novembro 2015