Campo Grande (MS) – O programa Fomentar Fronteiras, idealizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), foi apresentado na manhã de terça-feira (8) durante o seminário “Internacionalizando sua Empresa para o Paraguai”. O evento foi realizado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems.
A apresentação do Fomentar Fronteiras foi feita pelo coordenador de Incentivos Fiscais e Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Fazenda (Sefaz) Bruno Bastos. Ele lembrou que o objetivo do programa é incentivar o comércio atacadista na região de fronteira internacional do Estado, por meio de estabelecimento comercial atacadista e, excepcionalmente, através de estabelecimentos industriais mediante a concessão de benefícios fiscais. “O Programa abrange as operações de importação realizadas diretamente no Paraguai, produtos acabados nele comprovadamente industrializados com operações interestaduais com produtos subsequentes as de importação. Ponta Porã e Mundo Novo são dois municípios que já tem estabelecimento funcionando com o programa”, citou.
Dentre os benefícios fiscais está o diferimento do lançamento e pagamento do imposto incidente na operação de importação do Paraguai, além do crédito presumido de 70% do imposto incidente em relação a operação subsequente à da importação com os mesmos produtos.
O seminário reuniu especialistas de exportação, empresas e a delegação do Paraguai para debater a internacionalização, aumento do comércio e investimentos bilaterais. Além da Semade, participaram representantes da Rediex (Rede de Inversiones y Exportaciones del Paraguay), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Fiems