Publicado em 20 fev 2026 • por João Prestes •
A segunda etapa do Programa Voucher Desenvolvedor teve início nessa quinta-feira (19), com a realização do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, ofertado pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Departamento Regional de Mato Grosso do Sul. A ação integrou o processo seletivo previsto no Edital PSG 1/2026, dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG), e reuniu candidatos previamente inscritos para a apresentação oficial do curso e aplicação do teste presencial de raciocínio lógico etapa obrigatória para classificação.
Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre a estrutura da formação, carga horária de 1.200 horas e perspectivas de atuação profissional na área de tecnologia da informação. O momento também foi destinado ao esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo programático e o funcionamento das turmas.
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, realizou a apresentação institucional do Programa Voucher Desenvolvedor II, destacando a relevância estratégica da formação na área de tecnologia e as amplas oportunidades existentes no mercado de trabalho.
Durante sua fala, enfatizou o crescimento do setor de desenvolvimento de sistemas, a alta demanda por profissionais qualificados e as possibilidades de inserção e ascensão profissional na área de tecnologia da informação. Ressaltou, ainda, que iniciativas como o programa ampliam o acesso à qualificação gratuita e fortalecem a empregabilidade dos participantes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Em Campo Grande, estão sendo ofertadas 31 vagas, distribuídas entre os períodos vespertino. A classificação dos candidatos será definida com base no desempenho obtido no teste de raciocínio lógico, do maior para o menor resultado, até o preenchimento total das vagas disponíveis.
Além de Campo Grande, o programa também está sendo realizado nos municípios de Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Ao todo, conforme o edital, estão sendo ofertadas 117 vagas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
O Programa Voucher Desenvolvedor II tem como objetivo ampliar o acesso à formação técnica de qualidade na área de desenvolvimento de sistemas, oportunizando qualificação profissional gratuita para estudantes do ensino médio e egressos. A iniciativa fortalece a formação de novos profissionais de tecnologia no Estado, contribuindo para o atendimento às demandas do mercado de trabalho e para o desenvolvimento econômico regional.
