Campo Grande (MS) – Antes do lançamento o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), realizado no dia 24, o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Ricardo Senna, destacou a importância do Programa para o crescimento econômico durante reunião com os membros do Fórum Estadual de Secretários de Desenvolvimento, realizada no dia 23.
“Apresentamos as estratégias de desenvolvimento do Estado e sensibilizamos as prefeituras para adesão ao Propeq. O Propeq é um programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), que visa estimular os pequenos negócios em todo o Estado” afirmou o secretário-adjunto Ricardo Senna.
Os pequenos negócios representam 55% dos empregos gerados em Mato Grosso do Sul. Durante o lançamento do Propeq, o governo do Estado, por meio da Jucems, assinou um Termo de Cooperação com 22 prefeituras para o fortalecimento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
O Termo de Cooperação Técnica visa melhorar o ambiente de negócios e agilizar a abertura e a regularização de empresas. O Termo estabelece uma relação de parceria entre a Jucems e as prefeituras para fortalecer o compartilhamento de informações e agilizar o tempo de abertura de empresas.
Redesim
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema único e integrado, criado pela Lei 11.598/2007, que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
Esse sistema integra todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet (toda a plataforma é informatizada).