Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) apresentou hoje (22), durante uma reunião administrativa com os servidores da Semade, as ações da Secretaria e as metas estabelecidas no contrato de gestão assinado com o governador Reinaldo Azambuja no evento dos 100 dias.
“O foco da Semade é a produtividade e a competitividade, fomentando a indústria, o comércio e os serviços. Definimos as competências, a estrutura organizacional e estabelecemos as metas para a Semade. É fundamental que os servidores do órgão conheçam a estrutura e as diretrizes da Secretaria. Dentro das novas finalidades estabelecemos a modernização da gestão pública. Temos uma secretaria voltada fortemente para o setor produtivo, buscando o desenvolvimento sustentável, através da integração entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico” destacou Jaime.
São direcionadores estratégicos da Semade: elaborar e implementar políticas, projetos e ações que aumentem a produtividade e a competitividade da indústria, do comércio e dos serviços sul-mato-grossenses; promover a construção de um ambiente favorável à competitividade dos pequenos negócios; atrair investimentos indutores do maior dinamismo da atividade econômica estadual; transformar Mato Grosso do Sul num Estado de referência na formulação, implementação e gestão de políticas de desenvolvimento econômico sustentável; promover o desenvolvimento regional equilibrado no Mato Grosso do Sul; promover a biodiversidade e os recursos naturais como diferencial competitivo do Estado de Mato Grosso do Sul, nacional e internacionalmente.
Entre as ações destacadas, Jaime Verruck citou a ampliação das funções da Semade; a implantação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs); a caravana do desenvolvimento dos pequenos negócios; o fortalecimento da educação metrológica, com ênfase da prevenção e orientação; promoção da competitividade; celeridade dos licenciamentos ambientais; fortalecimento de pesquisas, logística e apoio aos negócios empresarias; implantação do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cultura Exportadora; Plano Estadual de Pequenos Negócios; transversalidade e integração entre as secretarias de Governo; fortalecimento da política estadual de energias renováveis; disponibilização da telefonia celular para todos os municípios e distritos do Mato Grosso do Sul; Programa Estadual de Desenvolvimento da Região da Faixa de Fronteira; Plano Estadual de Desenvolvimento Regional e Territorial Integrado e Sustentado, entre outras ações.
Valorização dos servidores
O secretário-Adjunto da Semade, Ricardo Senna, destacou o programa de meritocracia que está sendo implantado pelo governo do Estado em todos os órgãos do governo. “A meta do governo do Estado, e também aqui dentro da Semade, é valorizar o servidor público. Vamos implantar a meritocracia, distribuindo as responsabilidades com os servidores, valorizando a função de cada um e estabelecendo diretrizes para o empoderamento do servidor” destacou Senna.
Os servidores da Semade iniciaram o preenchimento de um formulário para identificar o perfil de cada servidor da secretaria e estabelecer um diagnóstico, com o objetivo de definir competências. Participarem da reunião os servidores da Semade.