Lideranças de 12 municípios sul-mato-grossenses apresentaram na noite de quinta-feira (31) para a população uma Agenda de Desenvolvimento para a região da Grande Dourados. O documento, elaborado de forma colaborativa, contém estratégias para três áreas prioritárias: Agronegócios; Inovação, Empreendedorismo e Negócios e Turismo. O evento realizado no Teatro Municipal de Dourados contou com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) Ricardo Senna.
Na ocasião, 12 lideranças de cada um dos municípios entregaram aos respectivos prefeitos um exemplar da Agenda, para contar com o apoio do poder público na implementação das medidas. Já em nível estadual, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, representou o grupo na entrega simbólica do documento ao representante do Governo do Estado, secretário-adjunto Ricardo Senna, que declarou apoio a iniciativa.
“Temos uma oportunidade única com esse projeto de pensar de forma integrada. Outra coisa que é importante destacar, é o fato de que vocês começam a fazer um planejamento de desenvolvimento para a região. Isso é um grande salto na forma que a gente enxerga o planejamento. Nós estamos falando de uma região que mais do que nunca precisa desse projeto. Enquanto Governo do Estado, estamos aqui para consignar o apoio a essas iniciativas”, disse Senna, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS.
Antes da entrega, o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, foi o representante escolhido pela governança para fazer o discurso sobre o trabalho efetuado, ressaltando a união de esforços pela Grande Dourados. “Temos um plano de ação realmente em parceria. A nossa região é muito forte, os 12 municípios contemplam 450 mil pessoas, e acredito que só com essa união entre as lideranças principais, que são pessoas da sociedade civil e também líderes do mercado privado que participam e fazem a diferença, iremos avançar. Hoje, entregamos também um plano para o Governo do Estado e pensamos o desenvolvimento tanto para a nossa região quanto para o nosso Mato Grosso do Sul”, destacou Foroni.
A Agenda de Desenvolvimento da Grande Dourados é um resultado do programa LIDER – Liderança Para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae que mobiliza líderes de gestões públicas, privadas e do terceiro setor para a coordenação de ações regionais visando o desenvolvimento sustentável. Na região Sul, esse programa teve início em junho de 2021, tendo proporcionado oito encontros técnicos entre os participantes, promovendo a sua integração. Ao final do trabalho, a proposta é ter uma governança local instituída, para que execute as ações prioritárias definidas.
“O trabalho do programa LIDER visa realmente a gente capacitar lideranças, sejam elas públicas ou privadas, de toda essa região aqui, e que permite que esses líderes assumam o protagonismo e venham a desenvolver uma proposta de trabalho que vá ao encontro das necessidades de toda essa vasta região. Não existe desenvolvimento sem as principais lideranças que compõem o território”, afirma o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
Agora, durante a fase de aplicação do que foi proposto, serão realizados, até novembro deste ano, quatro fóruns que monitoram os compromissos contidos na Agenda. Para mais informações sobre o programa LIDER, os interessados podem buscar a Central de Relacionamento do Sebrae, pelo 0800 570 0800.