Nesta terça-feira (27), o Sebrae/MS e a Prefeitura de Campo Grande assinaram um acordo de cooperação que amplia a rede gratuita de atendimento ao microempreendedor individual (MEI) na Capital. Com a parceria, foi oficializada a oferta de seis postos de atendimento em prédios do município, que fornecem orientações para melhorar a competitividade das empresas atendidas.
A parceria formaliza um atendimento que já estava ocorrendo desde o início do ano, em dois locais da Prefeitura: Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) e na Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat). Agora, o acordo amplia o serviço de atendimento do Sebrae ao MEI para as quatro Incubadoras de Empresas da Capital.
Presente na assinatura, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, que também é o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), afirmou que o acordo irá incentivar o empreendedorismo em Campo Grande, culminando em emprego e renda.
“Queremos agradecer a Prefeitura por olhar a questão da simplificação e da desburocratização. Muitas pessoas que perderam seus empregos na crise estão se tornando microempreendedoras individuais, então temos que dar amparo a esse pessoal. E é isso estamos fazendo nessa parceria, levando qualidade de atendimento a estas pessoas, para que elas possam desenvolver mais facilmente a sua atividade empresarial”, disse Verruck.
Segundo o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, as instituições estão desempenhando um trabalho em conjunto que trará bons frutos. “A gente fala que quando há envolvimento, há desenvolvimento. Estamos trazendo para dentro da Prefeitura, e buscamos juntos o interesse maior da coletividade, principalmente da microeconomia. Que a gente possa cada vez mais prosperar”, afirmou.
Também presente na assinatura do documento, o secretário municipal de Gestão, Agenor Mattiello, reforça que foi preciso ampliar a oferta de postos de atendimento, uma vez que a procura tem sido grande. “Tivemos que transferir para outros locais porque aumentou a procura na Central de Atendimento ao Cidadão, felizmente agora já conseguimos com a ajuda do Sebrae instalar alguns postos”, disse.
“A gente soma à Prefeitura, para orientar esse microempreendedor individual nesse empreendimento diário. Nossa proposta é estarmos mais próximos e facilitar a vida desse empreendedor. Já estávamos atendendo, mas a partir de agora estaremos com uma estrutura melhor”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
Serviços
Em cada posto de atendimento, o microempreendedor individual poderá realizar diversos procedimentos, como abertura e fechamento da empresa, impressão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI) e da Declaração Anual, parcelamento de débitos, alteração de dados, entre outros.
Os interessados no serviço – totalmente gratuito – já podem buscar os locais de atendimento no município, que seguem os protocolos de biossegurança. Confira os pontos e horários de atendimento:
CAC – Central de Atendimento ao Cidadão
Rua Mal. Rondon, 2655, Centro
De segunda-feira à sexta-feira, de 07h30 às 13h30
FUNSAT – Fundação Social do Trabalho de Campo Grande
Rua 14 de Julho, 992, Vila Gloria
De segunda-feira à sexta-feira, de 07h30 às 12h30 e de 13h30 às 17h
Incubadora Francisco Giordano Neto – Estrela Dalva
Rua Marquês de Leão, 1214, Estrela Dalva
De segunda-feira à sexta-feira, de 07h30 às 13h30
Incubadora Mário Covas
Rua Leandro da Silva Salina, 668, Mário Covas
De segunda-feira à sexta-feira, de 07h30 às 13h30
Incubadora Norman Edward Hanson – São Conrado
Av. Gen. Alberto Carlos Mendonça Lima, 2251, São Conrado
De segunda-feira à sexta-feira, de 07h30 às 13h30
Incubadora Zé Pereira
Rua Eugênio Perón, 676, Zé Pereira
De segunda-feira à sexta-feira, de 07h às 17h
Comunicação Sebrae MS