O interesse do Prefeito em fomentar a ovinocultura no município trouxe secretario de Agricultura a Campo Grande para conhecer o sistema
Na contramão da crise que afeta outros setores, a ovinocultura vem atraindo novos investimentos a medida em que ganha espaço e visibilidade através do trabalho realizado pela Associação de Criadores de Ovinos (Asmaco), em Mato Grosso do Sul, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar e ainda com apoio da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul).
Ao ter conhecimento das ações desenvolvidas elo Estado, o Prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, provocou no mês passado, uma reunião naquela cidade com o Presidente da Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (COOASGO), Jair Antonio Borgmann, o coordenador de Pecuária da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Rubens Flávio Melo Correa, o coordenador da Câmara Setorial, Fernando Reis, e o Administrador da Fazenda Soberana (Dorper), Custódio Junior, para obter mais informações sobre as ferramentas utilizadas para fomento da cadeia no Estado.
Após esse encontro, interessados em observar mais de perto o resultado de algumas das ações apresentadas, estiveram em Campo Grande, na ultima semana, o Secretário Municipal, Leo Luís Grison e o Médico Veterinário Lucas Gialon, ambos da Secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste.
Na oportunidade eles puderam acompanhar a realização do embarque de ovinos através do sistema de PDOA (Propriedade de Descanso de ovinos para Abate), que reúne ovinos de diversos criadores para completar uma carga para o abate, e receber toda a explicação sobre o modo como é realizada a separação dos animais e a documentação pela Secretária da ASMACO, Ana Cristina Andrade Bezerra.
Léo e Lucas observaram o embarque de 103 animais, acompanhados pelo grupo que esteve na reunião com o Prefeito Rubens, Fernando e Custódio, e ainda a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Caprina e Ovina, Suzana Cometki Ortega e a Fiscal Estadual Agropecuário, Viviane Muller Dantas da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
Satisfeitos com a apresentação o próximo passo da equipe do Prefeito Adão é participar de um encontro do grupo de troca de experiências, evento conhecido como GTE e que reúne criadores de todo canto do Estado, associados ou não a Asmaco, para apresentação de resultados e debate das demandas do setor.
O próximo GTE está agendando para este mês e além da participação de representantes da Prefeitura de São Gabriel deve contar com convidados de outros municípios, pessoas que tem demonstrado interesse na ovinocultura e nos resultados do trabalho da Associação.
Para o Secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste, Léo Luis Grison, a implantação da segunda PDOA no Estado tem tudo para ser feita naquele município. Segundo ele, São Gabriel do Oeste é pólo da ovinocultura na região norte, foi o primeiro a participar do programa de troca de ovinos, e reúne todas as condições para desenvolver muito a atividade.