Campo Grande (MS) – Começa hoje em Corumbá e termina na quinta-feira (17) a Rota do Desenvolvimento Região Pantanal. É a 5ª edição da ação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sistema S e entidades do setor produtivo. A Rota é uma das atividades do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) e apresenta a empresários, comerciantes, empreendedores em geral e gestores públicos, alternativas para fomentar a interiorização do desenvolvimento e a diversificação econômica sul-mato-grossense.
“A Rota do Desenvolvimento é o reconhecimento do governo do Estado à importância dos pequenos negócios e uma busca pelo aumento da competitividade do setor produtivo. A crise política e a crise econômica pelo qual o país atravessa não impedirão que o governador Reinaldo Azambujae toda a sua equipe de governo e parceiros façam o melhor para promover o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirma o secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna
Ao longo de três dias serão oferecidas cerca de 200 atividades aos empreendedores e empresários da Região do Pantanal, com atendimentos especializados de diversos órgãos públicos, entidades do setor produtivo, empresas concessionárias de serviços, além de palestras, painéis de exposição e atividades culturais. Toda a programação é aberta ao público interessado, empreendedor ou não.
As atividades vão acontecer no Sesc Corumbá, localizado na Rua Domingos Sahib, 570 – Bairro Cervejaria. A programação inicia-se no dia 15 de março, mas a abertura oficial será no dia 16 com a participação do governador Reinaldo Azambuja, que entregará os Mapas de Oportunidades, Diagnóstico da Lei Geral e Estudo de Desburocratização dos Municípios da região e Licenças Ambientais.
Diálogos do Desenvolvimento
A série “Diálogos do Desenvolvimento”, realizada pela Semade, abre a agenda do governo do Estado na programação da Rota em Corumbá. Ela acontecerá na manhã do dia 15 de março, das 9h às 12h. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e o secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna vão se reunir com os responsáveis pela área de desenvolvimento dos municípios participantes da Rota Região Pantanal.
“Esse tem sido um momento muito rico de debate e aproximação com os municípios, conhecendo as necessidades e prioridades de cada local, o que tem nos dado um subsídio muito rico no nosso trabalho de estabelecer um novo paradigma para a economia e desenvolvimento do Estado. Já fizemos o alinhamento com Corumbá e vamos receber as demandas de Ladário, Miranda, Aquidauana, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti”, informou o secretário-adjunto Ricardo Senna.
“A Rota do Desenvolvimento é um dos eixos de atuação do Propeq e uma proposta inédita de união de esforços entre o poder público e o setor produtivo. Por meio delas, estamos criando um ambiente favorável ao crescimento dos pequenos negócios em todo o Estado, gerando desenvolvimento econômico urbano e rural. As edições anteriores, em Nova Andradina, Coxim, Dourados e Três Lagoas, nos deram uma prova de que estamos em um caminho promissor”, avalia o secretário Jaime Verruck.
O Governo do Estado promove a Rota do Desenvolvimento por meio da Semade, juntamente com o Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Pela administração estadual participam da programação o Imasul, Jucems, AEM-MS, Sepaf, Sectei, Sedhast, SAD, Fundtur, Fundect, UEMS, Procon e Corpo de Bombeiros. Também apoiam a iniciativa a Amems, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, UFMS, Assomassul.
Primeiro Dia
Confira abaixo a programação do primeiro dia da Rota do Desenvolvimento em Corumbá.
SALA DE GOVERNO
09h00 às 12h00
Diálogos do Desenvolvimento Sustentável com lideranças da Região do Pantanal Jaime Verruck (Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMADE), Ricardo Senna (Secretário Adjunto da SEMADE), Fernando Lamas (Secretário de Produção e Agricultura Familiar-SEPAF) e Nelson Cintra (Diretor Presidente da Fundação de Turismo de MS).
– Diálogos com Prefeitos Municipais, Agentes de Desenvolvimento, Secretários de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente, Presidentes de Câmaras de Vereadores;
– Diálogos com representantes de Associações Empresariais, Sindicatos Rurais, Comerciais e Industriais.14h00 às 15h30Palestra:Licenciamento e Cadastramento Ambiental Rural (IMASUL/SENAR).
16h00 às 17h00
Palestra:Novo Regime do ICMS nas Operações Interestaduais – Emenda Constitucional 87/2015 (SEMADE).
17h00 às 18h00
Reunião da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS).
CINEMA SESC
14h00 às 15h00
Palestra: Pesquisas na Fronteira para o Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul – Dra. Cláudia Araújo de Lima (UFMS) e Dr. Marco Aurélio Machado de Oliveira (UFMS).
15h00 às 16h00
Palestra: Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul – Dr. Marcelo Turine – Diretor Presidente da Fundect e Dr. Renato Roscoe – Superintendente de CT&I (SUCITEC / SECTEI).
17h00 às 19h00
Painel Mulher de Negócios: Empreendedorismo Feminino em Pauta (SEBRAE)
Moderadora: Maristela de Oliveira (Diretora Técnica do SEBRAE/MS) – Rita Maluf (Presidente da Associação Empresarial de Aquidauana), Marcia Rolon (Presidente da Fundação de Cultura e Vice-Prefeita de Corumbá), Jeice Freitas (Empresária classificada no PSMN 2015), Luciana Azambuja Roca (Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres).
19h30 às 21h00
Palestra: Escolhas Inteligentes em Tempos de Incertezas – Gustavo Cerbasi (SEBRAE).
SALA 01
14h00 às 18h00
Palestra: Qualificação para atendentes da Sala do Empreendedor (SEBRAE).
SALA 02
14h00 às 16h00
Painel: Indicação Geográfica do Mel do Pantanal: Oportunidades (AGRAER, SEMADE, SEPAF, EMBRAPA, NÚCLEO DE APL).16h00 às 16h40Painel: Economia Criativa e Valorização da Cultura Pantaneira – (SECTEI).
16h40 às 18h00
Painel: Valorização da Cultura Pantaneira e Meio Ambiente – Casa do Pantanal MS, Centro de Referências da Cultura Pantaneira e Cabeceiras do Pantanal (SECTEI/SEBRAE/Prefeitura Municipal de Corumbá).
18h00 às 19h00
Workshop de Crédito – Palestra: Como conseguir um financiamento com juros menores (acesso ao crédito para pequenos negócios e novas alternativas de financiamento para o setor produtivo).
Palestrantes: Consultor do SEBRAE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi.
Instituições Financeiras: Banco do Brasil, CEF, Bradesco, Itaú, Santander e Sicredi.
Palestrantes: Consultor do SEBRAE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi.
Instituições Financeiras: Banco do Brasil, CEF, Bradesco, Itaú, Santander e Sicredi.
SALA 03
08h30 às 09h30
Painel: Palestra: A importância da Corumbella: os primeiros passos da vida multicelular na Terra preservada na região de Corumbá-MS (FUNDECT)
Palestrante: Dr. Detlef Hans-Gert Walde, Instituto de Geociências, Universidade de Brasilia.
Mediador: Dr. Aguinaldo Silva, Laboratório de Geotecnologias da UFMS.
Mediador: Dr. Aguinaldo Silva (Laboratório de Geotecnologias da UFMS)
09h30 às 12h00
1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal / 2016
Presidente do Conselho: Secretário de Estado Athayde Nery (SECTEI).
Secretário Executivo: Dr. Marcelo Turine – Diretor-Presidente (FUNDECT).
Diretor Científico: Dr. Afrânio Soriano (UEMS).
14h00 às 15h00
Palestra: Atualização em Registro Mercantil (JUCEMS).
16h00 às 18h00
Palestra: As Sete Chaves da Mente de Sucesso (SEBRAE).
18h00 às 19h00
Palestra:Aspectos Legais do Comércio Internacional na Fronteira Brasil x Bolívia (SEBRAE).
SALA 04
14h00 às 16h00
Painel: Pecuária Leiteira (SEPAF e AGRAER).
16h00 às 17h00
Palestra: Como divulgar e vender nas redes sociais (SEBRAE).
17h00 às 18h00
Palestra: Negócios de Impacto Social – Transforme Problemas em Oportunidades (SEBRAE).FOYER SESC
14h00 às 17h00
FOMENTA REGIONAL: Oportunidades para às Micro e Pequenas Empresas – Lei da Empresa Limpa (CGU) e Rodada de Negócios (SEBRAE).