Dourados (MS) – Durante a Rota do Desenvolvimento Região Centro-Sul, que acontece em Dourados até dia 25 (domingo), o consultor financeiro Gustavo Cerbasi realizou uma palestra, na quinta-feira (22), com o tema “Escolhas inteligentes em tempos de incertezas”.
Gustavo Cerbasi destacou a importância de se preparar para superar as dificuldades. “Essa palavra ‘crise’ quando usada inadequadamente costuma contagiar as pessoas com excesso de preocupação. Causa uma ansiedade que pode prejudicar a capacidade das pessoas de fazer boas escolhas. Causa uma postura mais conservadora e menos estratégica. No momento em que a crise está afetando a todos, entre aspas, certamente o mais preparado está menos afetado do que o menos preparado” afirmou o consultor financeiro.
Para Cerbasi, o momento é de aproveitar as oportunidades. “Esse momento de ajuste da economia é um momento em que vemos concorrentes sucumbindo às dificuldades e perdem oportunidades de expandir o mercado. Pode ser a oportunidade para se comprar um equipamento ou um espaço do concorrente a um preço mais baixo. Por outro lado, pode ser que a quebra do meu concorrente não seja interessante. Pode ser que alguns produtos ou linhas de serviço fiquem menos viáveis do que outras. Esse, por exemplo, é um bom momento para firmar parcerias entre possíveis concorrentes para me especializar naquilo que é mais rentável para os meus negócios” explica o especialista.
“A orientação é analisar mais o mercado, analisar a rentabilidade, estudar como funciona cada linha de produto, fortalecer naquilo que é melhor, e firmar parcerias para que os clientes que não são interessantes para os meus concorrentes venham para mim” disse.
Outra questão apontada pelo Consultor é se manter com liquidez. “Se manter com algum dinheiro em caixa, manter o orçamento mais flexível com menos custo fixo porque são momentos de incertezas. Preços aumentam, regras mudam e políticas econômicas do Governo surgem com aumento de impostos. Empresas mais preparadas geram menos desemprego do que empresas menos preparadas. Aproveitar as oportunidades que surgem no momento. O preparo que falamos é redução de custo fixo, menos compra a prazo, ou seja, compras com mais frequência. Atenção maior à logística, maior atenção ao controle de estoque e disponibilidade de recursos para lidar com as incertezas”.
Cerbasi conclui que o momento é de saber fazer escolhas. “Não é o momento para fazer grandes investimentos de expansão, a não ser que o empresário tenha se preparado e planejado para isso nos últimos anos para aproveitar oportunidades que surgem nesse momento. Se eu tenho dinheiro em caixa vou fazer investimentos, se não tenho, vou fazer parcerias” finaliza o palestrante.