O Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Lamas, esteve em Ponta Porã, na ultima sexta-feira, para conhecer de perto os resultados do projeto ‘Balde Cheio’ que vem sendo executado em propriedades do Distrito Nova Itamarati e tem chamado a atenção.
O projeto, criado pela Embrapa Pecuária Sudoeste e desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil/BNDES e a FUNAR (Famasul), atende cerca de quarenta pequenos produtores de leite naquela comunidade, consistindo basicamente na transferência de tecnologia ao Produtor, com técnicas aplicadas a produção intensiva de leite, através dos profissionais da Coperideral - uma Cooperativa que utiliza como principal insumo a vontade e o suor do produtor.
O Dia de Campo, preparado com apoio da Comissão Pastoral da Terra, através do trabalho da Irmã Olga Manosso, apresentou ‘in loco’ os resultados obtidos na propriedade São José, de Lionilson Pereira de Andrade, e de outras cinco propriedades, através de depoimentos.
Para Mário Barbosa Rosa Filho, um dos técnicos responsáveis pelo trabalho da cooperativa em Mato Grosso do Sul “Todo produtor quando guiado por técnicos motivados e bem treinados é capaz de ter de volta a dignidade perdida e a crença no futuro, mesmo com recursos escassos”. Para ele não existe propriedade que não possa ser recuperada.
As experiências positivas narradas pelos produtores, Valdemar Godinho, Maira Alves Ferreira, Gilberto e Alício, assim como a do proprietário do Sítio São José, tem em comum um adicional de persistência e a aplicação de disciplina em suas rotinas.
Segundo a técnica que acompanha o desenvolvimento do projeto nessas propriedades, Daiane Latre Gonçalves, a visita que faz uma vez por mês, aliada ao trabalho de controle de tudo que acontece na propriedade através de anotações, bem como o cumprimento das ações propostas para cada situação, são fatores responsáveis pelo sucesso apresentado em todos os casos. Contudo a técnica faz questão de esclarecer que nada acontece da noite para o dia e que a persistência é o ingrediente que completa essa receita.
Para o Dr. Fernando Lamas, que conhecia o projeto e já havia estado na região, ainda enquanto desenvolvia seu trabalho na Embrapa, a oportunidade de conferir os resultados de perto foi muito interessante. “Fazer o produtor crescer, gastando menos e ampliando sua renda ao ponto de se tornar autossuficiente é o objetivo básico de todo projeto de apoio à agricultura familiar. O projeto Balde Cheio merece nossa atenção e o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, vai olhar com carinho a possibilidade de uma parceria para sua ampliação”. Finalizou, deixando clara a intenção do Governo do Estado em estimular a produção de leite no Mato Grosso do Sul.
Publicado por: