O Governo do Estado repassou R$ 2 milhões em recursos para a realização de pesquisas voltadas ao desenvolvimento da agricultura. O convênio assinado nesta semana entre o governador Reinaldo Azambuja e a Fundação MS, vai garantir o desenvolvimento de tecnologias que auxiliam a produção de soja e milho.
O convênio vai fomentar o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, foi assinado por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), órgão vinculado da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
O recurso será utilizado na validação Regional de Materiais Genéticos e Tecnológicos de produção de soja e milho a ser desenvolvido nas áreas produtivas, com exceção da região Nordeste de Mato Grosso do Sul, safra 2021/22.
Presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes afirma que o convênio demonstra todo o compromisso do Governo do Estado com a pesquisa agropecuária. “Entende a necessidade de gerar informações para o produtor aplicar na atividade, por meio das fundações para minimizar os erros, que custam muito caro. Recurso de extrema importância para a Fundação e para o Estado”, destaca.
Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca que o investimento em tecnologia tem proporcionado muitos resultados significativos na produção agrícola do Estado. “O aumento da produção e produtividade ao longo dos anos mostra que o emprego de tecnologia tem impacto direto na produção agrícola do Estado”, afirma.