Campo Grande (MS) – O Governo do Estado vai fazer um balanço das realizações do primeiro ano de mandato e pactuar com as secretarias estaduais as ações prioritárias para os próximos meses. O evento de Apresentação de Resultados – 1 Ano de Realizações e assinatura dos Contratos de Gestão será realizado na próxima quarta-feira (2), no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, às 14h30.
Das metas previstas nos contratos de gestão elaborados pelas 13 secretarias estaduais e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), 65% foram atingidas, de acordo com a verificação do método de gestão para resultados implantado pelo poder público estadual. Um resultado considerado muito positivo para um primeiro ano de gestão. “Estamos trazendo para o serviço público o mesmo patamar de eficiência do setor privado”, avalia o governador, Reinaldo Azambuja.
No total, foram concretizadas 115 iniciativas planejadas pelas pastas e PGE para os primeiros meses da nova gestão, o que já indica o engajamento das secretarias numa política de resultados com entregas para a população e na verticalização das ações, de modo que estejam alinhadas com as metas do governo. “São resultados difíceis de conseguir até para empresas privadas”, afirma o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel.
Entre as realizações do primeiro ano estão a formação e contratação de 1,6 mil militares, entre policiais civis e bombeiros, na área da Segurança. O reajuste piso tornou o salário dos professores o mais alto do País e o projeto ‘SED vai às Escolas’, de formação continuada para os profissionais da Educação, atingiu 25 mil profissionais da rede estadual de ensino, duas grandes realizações na área da Educação. A Saúde tem uma ação que se destaca nacionalmente e está sendo seguida por outros estados, como o Mato Grosso: a Caravana da Saúde, que já visitou oito regiões e registrou 262,8 mil atendimentos, 44,5 mil consultas gerais, 17,5 mil cirurgias e 9,2 mil exames nas sete primeiras edições.
No evento da próxima quarta-feira, o governador assinará com todas as secretarias as metas para o exercício de 2016. Os Planos de Ação são elaborados com as ações, indicadores e prazos de entrega. “A gestão pública requer responsabilidade e profissionalismo. O planejamento de ações com o monitoramento de resultados é o melhor caminho para a eficiência administrativa e a concretização de resultados que atendam aos anseios da sociedade”, avalia o governador.
Prêmio – Durante o evento, serão reconhecidas as secretarias e os gestores que obtiveram os melhores resultados no Programa Governo Consciente implementado ano passado com objetivo de implementar medidas de economia na máquina púbica. Também será lançado a XI Edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública – Inovação de Melhores Práticas no Serviço Público. Serão distribuídos R$ 24 mil para incentivar a criatividade dos servidores na sugestão e implantação de iniciativas que contribuam para a modernização e aprimoramento dos serviços oferecidos à sociedade.
Rosane Amadori – Subsecretaria de Comunicação
Foto: Jessica Barbosa