Campo Grande (MS) – Representando o Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Doutor Fernando Mendes Lamas, o secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs), Carlos Gonçalves, recebeu na tarde desta terça-feira (28) lideranças ligadas a Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Conerq/MS) para traçar estratégias de desenvolvimento para esta comunidade, além de discutir a parceria para realização da tradicional ‘Festa da Rapadura’.
Adriano Santos da Silva, Presidente da Associação de Pequenos produtores Rurais de Furnas do Dionizio (Asfurnas), do município de Jaraguari, Antônio Borges dos Santos, do Conerq/MS, Zenaide Centurião Barros, Secretaria Municipal de Educação e Luciane Prado dos Santos, Diretora de Cultura de Jaraguari, trouxeram diversas solicitações, entre as quais, a organização de encontros para discutir os projetos e programas para investimento nas comunidades quilombolas do Estado, a ampliação do credito rural, e melhorias nas condições de aplicação do Pronaf.
Os Quilombolas de Furnas que são considerados uma das comunidades mais desenvolvidas do Estado, receberam recentemente um caminhão, entregue pelo Governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), para transportar a produção de hortaliças e entregar na Conab e na Ceasa em Campo Grande , três vezes na semana.
Além das hortaliças a comunidade também produz o açúcar mascavo, a farinha, o melado e a rapadura.
Segundo Luciene, é justamente por conta do sucesso da rapadura de Furnas do Dionizio que se realiza desde 2013 a Festa da Rapadura, evento para o qual solicitaram apoio da Secretaria. “Na festa, que tem programação cultural, os quilombolas, inclusive de outros municípios, expõem produtos derivados da cana e da mandioca, além de artesanatos e hortaliças”. Completou.
Para Carlos, a organização da comunidade, com lideranças jovens, como é o caso de Adriano, dá a certeza da renovação dos bons projetos. Ao comentar os vários projetos que já participou junto daquela comunidade, Carlos lembrou que, foi ele, enquanto da equipe da extinta Empaer, que realizou a entrega do primeiro engenho de cana da comunidade de Furnas, numa fase inicial de desenvolvimento daquela comunidade há muitos anos atrás.
Sobre Furnas do Dionizio
Furnas do Dionizio é uma comunidade negra rural, situada ao sul do município de Jaraguari – MS, localiza-se a aproximadamente 43 km de Campo Grande – MS; constituída por sua descendência ocupa uma área permanente desde o final do século XIX. Furnas do Dionizio, desde a criação do município de Jaraguari, figura como um povoado identificado pela ocupação da sede, das vilas e demais povoados dos Distritos, como terra dos Dionizios. Furnas situa-se em uma área em “forma de ferradura”, encravada na serra de Maracaju, ladeado de morros altos destacados da serra, é constituída de pequenos sítios e chácaras, herdados de Dionizio; é cortado por ribeirões e córregos perenes, que acabam por desaguar no Rio Aquidauana.
fotos: arquivo da Diretoria de Cultura de Jaraguari