Projetos de incremento na suinocultura e irrigação puxam demanda por recursos do FCO no Estado

  • Publicado em 14 jul 2023 • por Rosana Siqueira •

  • Em busca de incrementar a produção com mais sustentabilidde a suinocultura sul-mato-grossense já buscou neste ano R$ 107 milhões em recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Já a irrigação que é outra área prioritária no Fundo soma R$ 24 milhões em projetos. Os números foram apresentados nesta sexta-feira (14) na 7ª Reunião Ordinária do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), em Campo Grande.

    A reunião ocorreu na Fiems, após o encontro do Condel (Conselho Deliberativo do FCO) que foi presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e acompanhada pela superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto. O encontro contou com a presença do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Semadesc, Rogério Beretta, e assessor especial do FCO, Edson Izé.

    No evento foi analisado o relatório de desempenho de aplicação do FCO aos agentes financeiros; deliberadas e aprovadas cartas-consultas empresariais e rurais e debatida a programação do FCO para o próximo ano.

    O secretário Jaime Verruck destacou que existe uma demanda expressiva por financiamentos destinados às atividades rurais consideradas prioritárias no exercício de 2023, como a suinocultura, avicultura e irrigação. “Para continuarmos com o acolhimento de novas propostas de financiamento desse tipo e empreendimento, autorizamos o remanejamento de recursos do FCO Empresarial para o Rural. Essa é uma medida que tomamos todos anos, geralmente ocorre no mês de agosto, mas neste ano está ocorrendo mais cedo”, salientou Verruck.

    Outro ponto citado como positivo pelo secretário Verruck foi o volume de projetos do FCO Empresarial. “Nesta reunião tivemos inúmeras cartas-consultas de empresas buscando recursos do FCO Empresarial, o que é bastante positivo”, frisou o secretário.

    Ele lembrou ainda que na reunião ficou definido que o Conselho vai continuar recebendo cartas-consultas para o FCO Rural, que serão liberadas conforme a disponibildiade de novos recursos.

    O CEIF/FCO é órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Semadesc, é presidido pelo secretário Jaime Verruck e composto por 10 membros, sendo 5 representantes de órgãos públicos e 5 de organizações da sociedade civil. Participaram da 5ª reunião ordinária, a Semadesc, Seilog, Sead, Agraer, Imasul, Fiems, Fecomercio, Sebrae e agentes financeiros (Banco do Brasil, Credicoamo e BRDE).

    Representantes da Sudeco, secretário Jaime Verruck e conselheiros do CEIF reunidos na manhã desta sexta-feira na Fiems

    Rosana Siqueira, da Semadesc

    Fotos – Mairinco Celso de Pauda

     

    Categorias :

    COMPETITIVIDADE, FCO, Geral, IRRIGACÃO, SUINOCULTURA

    Veja Também