O preenchimento, submissão e tramitação das cartas-consulta pleiteando financiamentos do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) passam a ser totalmente digitais. O interessado deve acessar o site da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), que está hospedado no portal gov.br, abrir o formulário e inserir as informações solicitadas.
O assessor técnico da Sudeco, João Paulo Batista Cabral, explicou em detalhes como é feito esse preenchimento, como será a tramitação dos processos e todas as novidades advindas da digitalização, e tirou dúvidas dos participantes ao vivo, em evento realizado na manhã dessa terça-feira (14) que foi transmitido pelo canal do Sebrae/MS no Youtube.
Na abertura do evento, o secretário executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, disse que a digitalização tem a função de dar mais agilidade e transparência ao processo de tramitação das cartas-consulta.
Beretta aproveitou para informar sobre as mudanças inseridas no programa para esse ano em Mato Grosso do Sul. A Deliberação 019/2023 limita, dentro do FCO Rural, em R$ 10 milhões por CPF para compra de máquinas e equipamentos agrícolas, lembrando que Mato Grosso do Sul dispõe do montante de R$ 200 milhões para essa demanda.
Já a Deliberação 054/2023 elenca as prioridades do Fundo para Mato Grosso do Sul nesse ano. São três atividades que terão atenção especial do Fundo, para as quais foram reservados R$ 300 milhões: suinocultura, avicultura e sistemas de irrigação.
Mais de 200 pessoas assistiram à apresentação do técnico da Sudeco e o conteúdo completo está disponível no canal do Sebrae no Youtube e pode ser acessado nesse link https://www.youtube.com/watch?v=qb0iczwiHzA.