Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul ganhou nesta quarta-feira (04), sua primeira fábrica de MDF (Madeira de Média Densidade). Inaugurada em Água Clara após receber R$ 600 milhões em investimentos nos últimos três anos, a unidade eleva o Estado para um novo nicho de mercado e abre a perspectiva da chegada de novas fábricas, consolidando a região como um polo moveleiro.
A GreenPlac, pertencente ao Grupo Asperbras, tem capacidade de produção de 250 mil metros cúbicos e projeto de duplicação já em andamento. Isso significa que a unidade processa 30 caminhões de eucalipto por dia, durante três turnos de trabalho, ou seja, 24 horas seguidas. As placas de MDF vão atender principalmente ao mercado interno, barateando a matéria-prima para empresários de móveis locais.
A mais moderna fábrica de madeira certificada do Brasil é resultado efetivo da política de desenvolvimento econômico e de atração de novos empreendimentos do Governo do Estado.
Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o secretário Jaime Verruck afirma que a GreenPlac está posicionada em local estratégico e agora passa a ser o principal empregador de Água Clara, com geração de 290 empregos diretos e cerca de 400 indiretos. “Até então quem mais empregava gente na cidade era a Fibria e a Eldorado, fábricas localizadas em Três Lagoas, o que nos dá a dimensão do impacto econômico de uma unidade desse porte. A GreenPlac chega dando oportunidade de emprego para centenas de pessoas do município”.
A possibilidade de atrair novas empresas entra na política estadual de adicional valor à matéria prima regional, como explica o secretário. “Essa fábrica vai fornecer MDF para indústrias de móveis que vão olhar para Mato Grosso do Sul com olhos diferentes a partir de agora. Sem contar a geração de imposto que retorna ao município e movimenta toda a cadeia econômica regional”, esclarece Jaime Verruck durante a inauguração da fábrica.
O prefeito de Água Clara, Edvaldo Alves de Queiroz ressaltou a importância desse dia para o município. “Os jornais noticiam o tempo todo sobre a crise que vivemos, vemos empresas fechando e Água Clara vem no caminho inverso, com a instalação de uma das maiores empresas do país, que vai gerar emprego para a nossa população e mais desenvolvimento para o nosso município e quem sabe, com isso, não criamos aqui um polo moveleiro, atraindo novas indústrias para a região”.
Diretor do grupo Asperbras, Francisco Carlos Colnaghi, contou que a empresa é familiar e nasceu da perseverança do pai com a implantação de uma empresa em Penápolis e o compromisso com a qualidade, e respeito com os colaboradores, que são cerca de 5 mil no Grupo.
“Este é um sonho que se tornou realidade e estamos próximos de receber uma importante certificação ambiental. A GreenPlac inaugura com autossuficiente de energia, produzida na usina de biomassa do grupo no Paraná a partir de rejeitos de madeira”, diz ao lembrar que o pedido número 1 da unidade foi feito para Campo Grande.
Ainda de acordo com o diretor, a GreenPlac nasceu com quatro linhas de produtos inovadores com texturas e padrões contemporâneos e já premiados. “Essa planta é o que há de mais moderno no mercado e utiliza tecnologia alemã”.
A capacidade instalada da unidade pode ser ampliada em três vezes, sem a necessidade de novas obas físicas ou mesmo de aumento de oferta de energ
ia elétrica. A GreenPlac é o maior investimento realizado pelo Grupo Asperbras em seus 50 anos de atuação no Brasil, na Europa e na África.