Jairo de Vasconcelos
Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Metrologia (AEM), órgão delegado do Inmetro e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) participarão como representantes da Semade – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, de um ciclo de encontros que o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinpetro) realizará em 2015. A parceria tem como uma das metas para este ano o fortalecimento do seu setor por meio de inovações e parcerias com outros segmentos pertinentes ao negócio que representa.
Durante os encontros com os revendedores serão abordados temas de relevância econômica e social, como legislação ambiental e tributária. Os eventos vão proporcionar oferta de serviços de excelência e maior visibilidade dos produtos, além de contribuir para o crescimento das empresas de combustíveis automotivos, lubrificantes e lojas de conveniência, atendendo as exigências legais de mercado e consumidores.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, a postura do Governo é preventiva e orientadora. “Trabalharemos para prevenir e orientar os revendedores, principalmente nas questões relacionadas a licenciamento ambiental e atualização da legislação” afirmou Verruck.
Com o objetivo de atingir o maior número possível de adesões por parte do público-alvo, os encontros serão realizados em quatro cidades de Mato Grosso do Sul: Corumbá, Dourados, Chapadão do Sul e Campo Grande nos meses de Março, Agosto, Setembro e Novembro, respectivamente.
O primeiro encontro será no próximo dia 27 de março, a partir das 8h na Associação Comercial de Corumbá. Haverá palestra e reuniões com os revendedores, gerentes e frentistas, onde o Sinpetro estará com a equipe técnica buscando tirar dúvidas e apresentando novos parceiros de serviços e produtos.
O diretor presidente da AEM/Inmetro, Nilton Pinto Rodrigues e o supervisor técnico, Acioli Tesseroli, estarão presentes para fortalecer o relacionamento com os empresários do setor, orientando quanto às diversas etapas da fiscalização, as principais ocorrências e como se adequar às portarias do Inmetro que regulamentam o setor. O diretor presidente da AEM/Inmetro, destaca a importância do evento: “Esta parceria com o sindicato é muito importante para que consigamos dirimir as dúvidas dos revendedores, gerentes e frentistas e para que cada vez mais pessoas sejam orientadas garantindo a qualidade no atendimento ao consumidor.”
Um técnico do Imasul explicará as novas metodologias que serão adotadas no governo do Estado quanto a emissão das licenças ambientais (tempo de emissão das mesmas), documentação e explicar como está o processo de outorga. Para o diretor de Licenciamento Ambiental do Imasul, Ricardo Eboli, esta parceria entre Governo e Sinpetro fortalecerá as ações do setor. “A estratégia de parceria com o Sinpetro será de equalizar de forma consensuada entre o setor de combustíveis e o Imasul os procedimentos de licenciamento destas atividades, afim de garantir uma padronização (desses procedimentos) buscando a simplificação e a agilidade sem, contudo, perder a eficiência e a segurança do controle ambiental desta atividade. A diretoria do Imasul tem como estratégia de gestão realizar acordos setoriais com outros segmentos produtivos de Mato Grosso do Sul dentro deste conceito”, afirmou Eboli.
Fonte: AEM