Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o presidente da Junior Achievement de Mato Grosso do Sul, Julião Gaúna, visitaram, no sábado (12/09), no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande (MS), a Feira de Miniempresas 2015, uma das etapas do Programa Miniempresa, que proporciona a estudantes experiência prática na organização de empresas com a ajuda de profissionais voluntários de empresas parceiras. A visita também teve a participação do presidente do Sinduscon/MS, Amarildo Melo.
Segundo Julião Gaúna, a Feira de Miniempresas é promovida pela Junior Achievement de Mato Grosso do Sul com o objetivo de disponibilizar um espaço para que os jovens possam vivenciar o mercado, apresentar estratégias de negócio e comercializar as próprias produções para o público em geral. “Neste ano, temos estudantes de sete escolas apresentando e comercializando os seus produtos no espaço cedido pelo Shopping Norte Sul Plaza, que apoia a nossa iniciativa”, destacou.
Ele acrescenta que a Feira serve também para expor o trabalho produzido pelos estudantes e mostrar aos alunos que é possível, por meio do trabalho e do ensino profissionalizante, mudar de comportamento e alcançar o sucesso. “Pessoas éticas honestas, leais, solidárias e comprometidas têm mais chance de vencer na vida e, por isso, a indústria, o comércio, os serviços e a agropecuária estão alinhados no objetivo de conduzir os nossos jovens ao caminho correto e com mais oportunidades. Com conhecimento, eles podem se tornar empreendedores e, dessa forma, a Junior Achievement está preparando e fortalecendo a juventude para ultrapassar as barreiras que vão surgir na vida. Este é nosso papel”, reforçou.
Já o presidente da Fiems, Sérgio Longen, acrescentou que, na medida em que são orientados a olhar o entorno e ver como funciona o cotidiano de um empreendimento, os jovens ficam mais preocupados com o mercado de trabalho. “Eles pensaram em um problema e a partir daí criaram um produto e isso faz toda a diferença nessa idade, porque eles estão decidindo o que vão fazer profissionalmente”, analisou, ressaltando que a convivência com profissionais do mercado é importante no crescimento profissional dos estudantes. “Esse contato faz com que eles tenham uma base muito melhor e bastante informação para tomar decisões na vida”, comentou.
A Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. As atividades da Junior Achievement se desenvolvem por meio de programas educativos aplicados juntos aos estudantes em parcerias com escolas públicas e privadas, e com voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos.
Texto – Fiems