Campo Grande (MS) – Durante a programação da 2º edição da Rota do Desenvolvimento, que acontece de 15 a 18 de setembro em Coxim, os prefeitos da região Norte vão receber o plano de Manejo do Rio Cênico Rotas Monçoeiras.
O documento que será entregue para 13 prefeituras concentra o roteiro metodológico para elaboração dos planos de manejo das unidades de conservação estaduais do Mato Grosso do Sul e do Plano de Manejo do Rio Cênico Rotas Monçoeiras (Entrega do Resumo Executivo).
O Rio Cênico Rotas Monçoeiras, localizado ao norte do estado de Mato Grosso do Sul, abrange uma área de 15.440 hectares e engloba parte do rio Coxim e seu entorno, integrando parte dos municípios de Camapuã, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.
A Unidade de Conservação Rio Cênico Rotas Monçoeiras foi criada em 2000. Preserva uma expressiva diversidade de paisagens e formas de vida aquáticas e terrestres e resguarda impresso em paredões de rocha em suas margens e leito, importantes registros arqueológicos e de períodos da História do Brasil entre os séculos XVII e XVIII.
A entrega do Roteiro e do Plano de Manejo será realizada no dia 15, na Sala de Governo, durante os diálogos de desenvolvimento sustentável com Secretários de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Região Norte, com a participação do secretário da Semade, Jaime Verruck.
Rota
Serão quatro dias de programação, com palestras, mesas, debates, workshops e atendimentos voltados a empresários e empreendedores de toda a região Norte do Estado, que engloba Coxim e outras 12 cidades (Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora e Rio Negro).
“A Rota do Desenvolvimento é uma ação estratégica do governador Reinaldo Azambuja e um dos eixos de atuação do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), que lançamos no mês de junho. A primeira edição, realizada em Nova Andradina, confirmou que a Rota é uma parceria de sucesso entre poder público e o setor produtivo. O objetivo dessa união de esforços é criar um ambiente favorável ao crescimento dos pequenos negócios em todas as macrorregiões do Estado, promovendo o desenvolvimento e gerando empregos urbanos e rurais”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.