Apesar do plantio adiantado, os produtores na região Sul estão preocupados com a falta de chuva. Em Dourados faz mais de 20 dias que não chove
O plantio da safra 2016/2017 de soja entrou na reta final no Estado, com 96,5% com a área plantada, segundo a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Os técnicos da área estimam um aumento de 2,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul e acréscimo de 2,4% na produção do grão, passando de 7,601 milhões de toneladas na safra anterior, para 7,787 milhões de toneladas nesta safra.
Apesar do plantio adiantado, os produtores, principalmente na região Sul do estado, estão preocupados com a falta de chuva. Em algumas regiões, como Dourados, por exemplo, faz mais de 20 dias que não chove, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Lúcio Damalia. A Embrapa Agropecuária Oeste informou que o volume de chuva acumulada em Dourados até dia 23 deste mês era de 16.3 milímetros, sendo que a média mensal no mês de novembro é de 161.8 milímetros. Somente a partir do dia 30, é que Mato Grosso do Sul deverá ter pancadas mais significativas.
Conforme levantamento da consultoria AgRural, no País, Mato Grosso do Sul é o Estado mais próximo de encerrar a semeadura, mas também é o que mais inspira cuidados devido a irregularidade de chuvas no Sul do Estado. “Embora ainda não se fale em prejuízo, lavouras que já estão em floração poderão ter perda de potencial produtivo caso o tempo continue seco e quente nos próximos dias”, apontou a consultoria.
Acompanhamento
Os técnicos da Aprosoja estão visitando todas as regiões, nos principais municípios produtores do estado, para o acompanhamento de plantio da soja, nesta 1ª safra.
Os dados da Aprosoja apontam que a região Sul do Estado é a que está mais avançada com 92,3% do plantio concluído. Os municípios de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Ponta Porã e Sete Quedas já concluíram o plantio da oleaginosa.
A região norte apresenta 88,4% das lavouras plantadas. Já a região centro, que na semana anterior apresentava 65,4% do plantio concluído, agora está com 86,4% da semeadura finalizada. Estima-se que foi plantado um total de 2,520 milhões de hectares de soja em MS até o momento.
Por: Marli Lange – 28/11/2016 08h23 O PROGRESSO