Pesquisadores orientam sobre manejo de pragas durante Showtec 2016

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, janeiro 22, 2016 as 06:22 | Voltar

Segundo Rodrigo Valeriano, engenheiro agrônomo, mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras e pesquisador da Dow AgroSciences, mesmo com tantos investimentos, o produtor rural ainda sofre muitas perdas na lavoura. “Muitos acabam fazendo até 12 aplicações de fungicida em uma mesma safra e isso acaba contribuindo para gerar resistência de patógenos aos produtos, aumentando o problema”, explicou Rodrigo.

Durante a palestra “Manejo Integrado de Doenças Fúngicas na Soja”, o pesquisador orientou os participantes sobre as principais pragas que atacam a cultura, como a ferrugem asiática, mancha alvo, mancha púrpura, antraquinose, mofo branco e tombamento e morte em reboleira.

“O objetivo foi mostrar ao produtor que ele precisa conhecer o histórico de problemas da área, as condições de adubação no solo, já que os fatores nutricionais podem ajudar no manejo da doença, avaliar a escolha da variedade a se plantar em função do tempo que o produtor tem, a disponibilidade de maquinário, e os produtos a serem utilizados para o combate da praga, além dos diferentes modos de ação para evitar a resistência”, disse. Outra palestra que abordou controle de doenças foi “Manejo Integrado de Pragas em Soja e Milho”, com o pesquisador da Dow AgroSciences, Mário Henrique Dalpogetto, pós doutor em Entomologia pela Unesp de Botucatu.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.