Campo Grande (MS) – O Pesquisador da Embrapa Gado de Corte de Juiz de Fora, Minas Gerais, Engenheiro Agrônomo Paulino José Melo Andrade, que esteve na capital para capacitação de técnicos em agropecuária, agrônomos, zootecnistas e médicos veterinários das instituições parceiras que atuam no APL do Leite, do Programa Leite Forte, destacou, ao comentar a importância da atualização que o programa realiza, que Mato Grosso do Sul se difere dos outros Estados ao se mostrar atenta à necessidade de reciclar e aprimorar os conhecimentos dos seus técnicos e fazer isso com tanta constância.
Ao observar que o processo de produção é muito dinâmico e, a cada dia, novas tecnologias são apresentadas para o setor, Paulino destaca o papel fundamental dos governos e entidades na promoção das capacitações, lembrando ainda que, em consequência deste trabalho o técnico tem mais tranquilidade e segurança para fazer o atendimento no campo.
Na mesma linha de pensamento do Secretario de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Dr. Fernando Mendes Lamas, que também é pesquisador da Embrapa, Paulino destaca o conhecimento como peça fundamental para o sucesso do trabalho dos técnicos em consequência dos programas em que estão envolvidos e do produtor, ao final de cada processo.
Paulino trouxe aos técnicos conhecimentos, em linhas gerais, do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, com foco na pecuária leiteira, colocando em discussão o conforto dos animais, a produção de alimentos com qualidade para vaca leiteira visando à obtenção de maior retorno financeiro, dando ênfase à importância do planejamento, para evitar erros, e tendo muito claro que resultados se quer obter.
Nos dois dias de capacitação, que será encerrado com uma visita a Embrapa para observação de um sistema ILPF – chamando atenção para acertos e possíveis erros que podem acontecer durante o processo – Paulino acredita que os técnicos terão uma boa noção de como desenvolver esse sistema.
Ao comentar o potencial de Mato Grosso do Sul – Estado onde já residiu e conhece bem – e a importância de um olhar mais atento à produção em razão de ser esta a sua matriz econômica, Paulino classificou como sendo muito positiva a formatação de uma secretaria que trata especialmente de Produção e Agricultura Familiar e ainda a nomeação de um técnico na sua direção. “Quando a gente vê um técnico ocupando uma secretaria importante como essa, é uma grata surpresa. Temos certeza que ele vai ter muito sucesso”. Finalizou.