Campo Grande (MS) – Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), hospitais dos municípios de Campo Grande, Dourados, Mundo Novo, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Jardim, Água Clara, Figueirão, Miranda, Aquidauana, Três Lagoas e Corumbá já estão com mais respiradores mecânicos. Isso porque os 12 municípios receberam 41 equipamentos consertados pelas equipes do Senai por meio da parceria entre Fiems, Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Energisa.
Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a instituição tem trabalhado no intuito de ajudar a salvar vidas. “Cada respirador que conseguimos reparar é pelo menos mais uma vida que ajudamos a salvar no Estado. Fizemos algumas adaptações para conseguirmos reparar esses equipamentos, coisa que nunca havíamos feito antes, e nossa equipe conseguiu executar o trabalho com a qualidade de sempre. Nosso objetivo aqui é ajudar a sociedade”, afirma.
O gerente do Senai Empresa, Thales Saad, destacou que ao todo foram recebidos 70 respiradores de todo o Estado, desses, 52 já tiveram os reparos concluídos, 41 já foram entregues e 11 aguardam a calibração para serem devolvidos aos hospitais. “Acreditamos que em duas ou três semanas todos os respiradores que recebemos com condições de ser consertados já terão sido entregues, auxiliando no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19”, declarou.
Dos 41 respiradores hospitalares já entregues, Campo Grande recebeu 10, Dourados 17, Mundo Novo 1, São Gabriel do Oeste 1, Camapuã 1, Jardim 1, Água Clara 1, Figueirão 1, Miranda 1, Aquidauana 2, Três Lagoas 3 e Corumbá 2. Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destacou o papel do Senai e sua capacidade técnica dentro da parceria com o setor privado a fim de atender as necessidades da saúde no momento de pandemia.
“É uma instituição voltada para qualificação profissional e está mostrando aqui que sua expertise está sendo utilizada em prol da sociedade. É importante destacar que o que está sendo feito leva em consideração todo o rigor técnico necessário, então os respiradores saem com toda certificação e prontos para serem utilizados. Mais uma parceria do Governo com o setor privado que resultou em sucesso para todos”, comentou.
Brasil
Em nível nacional, a rede voluntária formada pelo Senai, grandes indústrias e instituições já devolveu 1.016 ventiladores pulmonares consertados a hospitais de 223 cidades do País. Os aparelhos, que estavam sem uso, passaram por reparo nos 39 postos de manutenção localizados em 20 Estados desde 30 de março, sendo que, quando a Iniciativa + Manutenção de Respiradores passou a operar, foram recebidos 3.151 respiradores, dos quais 1.351 estão em manutenção e 189 passam por calibração, última etapa antes da devolução ao serviço de saúde.
Assessoria de Comunicação Fiems