Mato Grosso do Sul é precursor no resgate de animais silvestres do Pantanal em incêndios e, para auxiliar neste trabalho nas regiões mais afetadas pelo fogo, o Governo Federal lançou o programa Resgate+. Nesta terça-feira (26) a primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Corumbá para o lançamento do Hospital Veterinário de campanha para atender animais silvestres, em uma parceria com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
O primeiro Hospital Veterinário de Campanha do país vai tratar animais atingidos por incêndios no Pantanal e por atropelamentos na BR-262, fruto de uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e a iniciativa privada.
“No ano passado fizemos um trabalho organizado para o resgate de animais que culminou na criação do Gretap, um grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal, formado por diversos parceiros que seguem atuando no atendimento específico aos animais silvestres da região pantaneira. O Hospital de campanha vem como reconhecimento do Governo Federal ao trabalho que desenvolvemos na região”, afirmou o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.
Entre os objetivos estratégicos do Resgate+ está disponibilidade de bases operacionais “estrategicamente localizadas, com pessoal treinado e equipamento específico, para realizar as ações de afugentamento, resgate, salvamento, assistencialismo e recuperação de fauna silvestre em situação de risco e vulnerabilidade”. Além de ações de capacitação, educação ambiental e cidadania.
Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes destacou que o hospital é de grande valia para o município, principalmente por poder atender de maneira adequada os animais que necessitam. “Corumbá é uma cidade diferenciada por suas características e estar no Pantanal é um privilégio, porém o bioma tem sofrido com a seca e incêndios intensos. Sempre convivemos com secas e queimadas, mas agora a situação é alarmante. Neste contexto, é com muita honra que recebemos este apoio do Governo Federal, atendendo aos anseios da população que tem se deparado com cenas tristes ao longo dos anos”, afirma.
A ministra Tereza Cristina, do Mapa (Ministério de Agricultura e Pecuária), destacou que o Brasil tem a missão de mostrar na COP 26 que cuida e preserva a biodiversidade e o Programa Resgate + vem para corroborar isso. “Este é o primeiro de muitos hospitais de campanha que teremos e importante que ele tenha vindo para o bioma mais bonito do país, que é o Pantanal, e que tem grande importância para a biodiversidade nacional”.
O hospital contará com as seguintes áreas internas: 2 salas de triagem; 2 salas de atendimento; sala de fluidoterapia e monitoração; sala de anestesia e preparo; sala de cirurgia; almoxarifado/farmácia; vestiário/paramentação e banheiro; sala de apoio e recuperação de animais.
CRAS em Corumbá
Em agosto o Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) reafirmou o compromisso de construir um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres que irá atender o município de Corumbá e a região pantaneira.
“Ter uma unidade do CRAS no coração do Pantanal é estratégico e vai ajudar a salvar um número cada vez maior de animais”, comentou o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.
Equipamentos cedidos ao hospital
O Ministério do Meio Ambiente cedeu equipamentos que ficarão sob responsabilidade da Semagro, para equipar o Hospital Veterinário de campanha, em Corumbá. A lista de materiais é:
- 10 mesas de inox para atendimento veterinário
- 2 aparelhos de anestesia inalatória (vaporizador universal)
- 5 cilindros de oxigênio com válvulas redutoras de pressão
- 3 jogos de máscaras e ambu
- 1 autoclave
- 2 aparelhos multi parâmetros para monitoramento anestésico
- 3 oxímetros de pulso portátil
- 01 bomba de infusão
- 05 jogo de sondas endotraqueais
- 01 jogo completo de instrumentais cirúrgicos para pequenos animais
- 01 jogo de instrumentais cirúrgicos para grandes animais
- 01 kit de necropsia para grandes animais
- 05 colchões térmicos
- 02 laringoscópios com lâminas de diferentes tamanhos
- 05 porta soros
- 02 carrinhos para drogas de emergência
- 01 desfibrilador portátil
- 03 ar condicionado portátil
- 02 armários em tnt e metal
- 01 gaiola articulada – 6 módulos
- 10 caixas organizadoras
- 01 aparelho portátil de ultrassom
- 01 aparelho portátil de RX digital
- 01 balança digital grande de piso
- 02 jogo de puçás
- 04 cambões
- 02 pinças para serpentes
- 02 gaiolas de contenção
- 10 caixas grandes de transporte
- 05 ventiladores grandes de pedestal
- 10 nebulizadores
- 01 grupo gerador 15KVA
- 03 tendas de tamanhos variados totalizando 200m²
Priscilla Peres e Kelly Ventorim, comunicação Semagro