O secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, representou o governador Eduardo Riedel na abertura oficial do Rural Tur MS, a maior feira de turismo rural de Mato Grosso do Sul, realizada nesta quinta-feira (21), na Feira Central de Campo Grande. O evento é fruto de parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae/MS, reunindo mais de 130 empresas do setor.
Em seu discurso de abertura, Falcette destacou a importância da integração entre agro e turismo e o papel da feira na estratégia de desenvolvimento estadual. “São ações como essa que nos dão certeza de que os quatro pilares da estratégia deste governo serão atingidos: ser próspero, por meio do desenvolvimento; ser digital, com modernização e desburocratização; verde, olhando para a sustentabilidade e, o mais importante, ser inclusivo. Não adianta produzirmos riqueza se isso não resultar em uma vida melhor para a população”, afirmou.
O secretário-adjunto também ressaltou o caráter coletivo da iniciativa, que mobilizou mais de 80 pessoas na organização e reuniu instituições públicas e privadas em prol do fortalecimento do turismo rural. “Esse espírito de união é que vai permitir que a gente construa um Mato Grosso do Sul cada vez melhor, preparado para entregar às próximas gerações”, completou.
Os visitantes da Feira também poderão conhecer iniciativas inovadoras no campo no espaço Inova Agro, composto pela Smart Farm com a participação de startups, oficinas práticas da Rota Rural e o primeiro concurso de queijos artesanais do Estado. O cronograma ainda promove para os empreendedores oportunidades de conquistar novos mercados e parcerias, por meio de Sessões de Negócios e do “Capivara Tank”, que possibilita a apresentação das empresas ao público do evento.
Nos dois dias de Ruraltur MS, empreendedores e interessados em empreender também terão acesso ao atendimento especializado do Sebrae/MS e poderão conhecer as principais linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios por meio do Mutirão Acredita que irá reunir representantes de cinco instituições financeiras para esclarecer dúvidas e fornecer orientações. Estão confirmadas no evento as presenças de representantes do Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Sicredi e Cresol.
Marcelo Armôa, Semadesc