Casos de sucesso na ovinocultura de MS são apresentados em Seminário, na Expogrande, com a presença e palestra do Secretario de Estado de Agricultura do Espirito Santo, e acompanhamento do secretario e o adjunto da SEPAF-MS, Fernando Mendes Lamas e Jerônimo Alves.
As discussões para fomento da atividade de ovinocultura em Mato Grosso do Sul, incentivada pela Associação de Criadores de Ovinos (ASMACO) e a Embrapa através de um Simpósio realizado dentro da programação da Expogrande 2015, contou com a participação do secretario de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espirito Santo, Octaciano Neto, e os olhos atentos de Fernando e Jerônimo.
PALESTRAS
A exibição da criação de cordeiros na Fazenda União, que tem como atividade principal a pecuária, de Sidrolândia foi o caso de sucesso apresentado pela Dra. Mariana, na primeira palestra do evento.
Dra. Mariana, que acompanhou o inicio atividade desde 2011, mostrou todas as etapas, destacando a importância da intensa troca de experiências com a Embrapa e a ASMACO. Segundo ela, esse trabalho permitiu o cumprimento da meta de mil matrizes expostas a monta, que acontece até o final deste ano. “A partir da meta atingida, os criadores não pretendem introduzir animais de outros rebanhos trabalhando apenas a partir dessas mil matrizes”. Comentou.
Batizado como ‘diário de bordo’ por outros produtores, a importância de que sejam anotados todos os acontecimentos dentro da propriedade foi destacado pela Doutora como sendo fundamental para o planejamento das ações futuras e controle dos custos.
As observações foram acompanhadas com redobrada atenção por produtores que, com numero menor de animais buscam o fomento da atividade em suas propriedades.
OCTACIANO NETO
Para apresentar um caso de sucesso já em processo de comercialização com números bastante expressivos, os organizadores trouxeram o Secretario de Agricultura do Estado do Espirito Santo, Octaciano Neto, não enquanto secretario e sim, ovinocultor.
Octaciano, proprietário da Doper Itaunas, contou a história da empresa, e comentou números de pesquisas que serviram como base para o trabalho de crescimento que os levou a ter hoje excelência na comercialização de cordeiros, entregando inclusive em todo o Brasil.
Chamou atenção dos pequenos produtores e universitários, participantes da palestra a evolução e a excelência na comercialização alcançada pela empresa de Octaciano. “As pesquisas foram fundamentais para nos nortear e ajudar a mudar a cultura em relação ao cordeiro, principalmente no que se refere a qualidade da carne”. Comentou, lembrando que através de pesquisas, foi possível detectar, logo no inicio, que a maioria das pessoas destacava o ‘cheiro forte’ como empecilho para o consumo.
Ao final do evento, o Secretário do Espirito Santo, junto do Secretario de Mato Grosso do Sul, criadores e profissionais do setor, visitaram o parque e foram recepcionados por diretores da Acrissul.
Mais fotos e vídeos:
https://www.flickr.com/photos/131864867@N05/sets/72157651714372370/