Vinculada a SEMADESC, a Câmara Setorial da Horticultura de Mato Grosso do Sul, tem por finalidade promover a articulação entre os segmentos da produção, transformação e comercialização, objetivando o desenvolvimento sustentável dessa cadeia produtiva no Estado. Segundo dados da CEASA-MS, Mato Grosso do Sul produz apenas 31% das hortaliças que consome, importando o restante de outros estados da federação. Contrapondo este cenário, os estudos realizados demonstram que, possuímos características de clima e solo apropriadas para o cultivo de hortaliças.

O cultivo de hortaliças é uma atividade com características diferenciadas, tais como a alta rentabilidade por unidade de área, a intensa variação estacional nos preços dos produtos, exploração em áreas relativamente pequenas, necessidade de irrigação e a demanda pelo uso intensivo de insumos. Estas características fazem da horticultura uma excelente opção como atividade empresarial para os pequenos agricultores sul-mato-grossenses (UEMS, 2004).

Coordenador: Luis Rogério de Oliveira (Cooperativa Agrícola de Campo Grande – COOPGRANDE).
Secretária-Executiva: Karla Bethânia Ledesma de Nadai (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMADESC).