Olá, tudo bem?
Estou de volta a Barueri com a família, depois de passar o sábado no churrasco de ex-alunos da Esalq em Piracicaba.
Por conta do email de ontem, o Antonio, respondeu com uma pergunta muito boa.
Mas existe mesmo, demanda por carne premium?
Ao ler a pergunta dele, fiquei pensando sobre esse mercado e também sobre fazer perguntas. Tem um amigo que fala que “não existem perguntas bobas, mas bobos que não perguntam”. É claro, que as vezes a pergunta é uma preguiça de não fazer uma pesquisa básica no Google… 🙂
Bom, voltando a demanda por carne premium, em qualidade e preço.
É importante lembrar que o mercado é feito de um equilíbrio entre 3 fatores:
1- demanda
2- oferta
3- preço
Os produtos de alto valor, produtos especiais e premium sempre começaram com um mercado pequeno, que foi crescendo.
O mercado de carnes especiais era muito, muito menor há 10 anos atrás.
E vai ser muito maior daqui 10 anos.
E isso está acontecendo e vai acontecer pois:
1- há uma tendência de busca por experiências diferentes
2- valorização da qualidade
3- marcas trabalhando pro-ativamente para criar mercado
E como você pode criar mercado?
1- Encontre seus clientes ideias. Já existe gente que está comprando carnes especiais. São os amantes da gastronomia. São os fanáticos por churrasco. São as pessoas que gostam de qualidade. São aqueles que gostam de produtos diferentes e especiais.
2- Cultive seus potenciais clientes. Se você já vende carnes especiais, você sabe que existem muitos outros potenciais clientes, que apenas ainda não provaram seu produto. Os melhores negócios tem um sistema de identificar e cultivar esses potenciais clientes.
3- Eduque clientes e potenciais clientes. O vinho fez isso com maestria. Me lembro do primeiro curso de vinhos que fiz, há uns 10 anos atrás. O primeiro efeito, imediato, foi que um dia após a primeira aula do curso, eu estava comprando vinhos bem mais caros do que antes. Como eu comecei a “entender”, ficou mais fácil perceber valor e pagar mais.
E como fazer isso?
O marketing que funciona é pensado de forma estratégica, como um processo, como um funil. Uma sequência de ações.
No treinamento avançado de marketing que eu ofereço, os alunos aprendem (e preparam o da empresa/produto deles durante o curso), um plano estratégico, com um calendário editorial, com ações todos os meses para os diferentes perfis de clientes, em resumo:
– quem já é cliente
– quem já conhece mas ainda não é cliente
– quem nem conhece sua empresa/marca ainda
A maioria das ações de marketing falha, pois está focada apenas no terceiro perfil (quem nem te conhece) e não usa estratégias de marketing de autoridade, nem jornada do sucesso.
O marketing que funciona, tem um balanço que chamo de 3E.
Estratégia Encontrar e Encantar.
Encontrar novos clientes.
Encantar os atuais clientes.
Esse é um tema muito relevante e importante se você está no mercado de venda de produtos especiais, com valor agregado e preço premium. Como é o caso do mercado de carnes especiais.
O que você já faz de ações de marketing? O que você quer fazer ainda esse ano?
Comente nesse post aqui.
Vamos que vamos!
Abraços, Miguel Cavalcanti
PS: Estou surpreso. Como tem gente interessada em marketing especializado para carnes especiais.
Vou preparar uma aula especial sobre como criar usar o marketing para alavancar seu negócio de carnes especiais nos próximos dias.
Se você tem real interesse no mercado de carne bovina premium, acesse esse link aqui.
Miguel Cavalcanti
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