O Brasil tem uma vocação para o agronegócio por causa de suas características naturais: clima, solo, água, luminosidade e outros aspectos. Nosso país possui mais de oito milhões de quilômetros e é o quinto país do mundo com potencial de expansão de sua capacidade agrícola, sem necessidade de agredir o meio ambiente. O agronegócio brasileiro além de moderno, competitivo e eficiente, é uma atividade bem-sucedida, segura e com grande possibilidade de lucros. Temos quase 13% de toda a água doce disponível no planeta e 388 milhões de hectares de terras agricultáveis.
No Brasil, segundo o portal do agronegócio, esse setor representa 33% do Produto Interno Bruto (PIB), 42% das exportações totais e 37% dos empregos nos país. Mesmo com a crise, o agronegócio projeta desempenho positivo em 2016, que prevê crescimentos médio de 2% este ano.
Por isso, é imprescindível que o setor seja estruturado e conduzido por um modelo de gestão de projetos eficiente e eficaz. De acordo com artigo publicado no site dos administradores “com o surgimento de projetos modernos que envolvem atividades com alto grau de complexidade, em um ambiente caracterizado por mudanças rápidas, e cada vez mais exigentes em níveis de recursos, cabe aos gestores cumprir o papel de administrador dessas mudanças”. Para isso, diz no artigo que “a estrutura tradicional deve ser substituída por uma estrutura orientada por projetos, que possua a capacidade de responder de maneira satisfatória as mudanças”.
A Gestão de Projetos
Segundo o Project Management Institute, gestão de projetos são os processos pelo qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders, que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-lo positiva ou negativamente.
O agronegócio
O agronegócio é o conjunto de todas as cadeias produtivas, que vai da produção, distribuição de insumos e comercialização de alimentos. É um setor gigante que está ligado a todos os setores da economia e se moderniza frequentemente, batendo recordes de produção, produtividade e exportação. Contrapondo tudo isso, segundo artigo publicado no site da Rehagro, as margens de lucro sobre a compra e venda da grande maioria dos produtos agrícola abaixam cada vez mais. Por isso, a profissionalização do agronegócio se tornou um pré-requisito para sobrevivência no setor, com uma gerência de custos e despesas bem feita, estratégias de faturamento bem definidas e, por fim, processos internos e externos bem elaborados. O artigo ainda conta que com o passar do tempo, “foram desenvolvidos diversos guias e metodologias com o objetivo de especificar como um projeto deve ser gerenciado, destacando-se o PMBOK – Project Management Body of Knowledge – o qual é controlado pelo PMI – Project Mangement Institute – que é uma das principais associações mundiais em gerenciamento de projetos”.
O PMBOK possui 47 processos de gerenciamento, mas não é considerada como uma metodologia. Embora ele não dita exatamente como devem ser implantados os projetos, é uma ótima estrutura a ser seguida para a obtenção de resultados. Gostaria de ler mais sobre gestão de projetos? Acesse nossa seção de e-books do nosso blog.
Obtendo qualificação na área
Somos um dos líderes mundiais na produção e exportação de produtos oriundos da agropecuária. O Brasil fica em primeiro lugar quando o assunto é exportação de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, nosso país está entre os primeiros colocados nas vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados desse último material. Temos ainda, condições de nos tornarmos, em pouquíssimo tempo, um polo mundial de produção de algodão e biocombustíveis (feitos a partir de óleos vegetais e cana-de-açúcar). Por fim, cabe ressaltar que somos destaques na produção de milho, arroz, frutas frescas, cacau, castanhas, nozes, além de suínos e pescados. O desempenho da agropecuária nacional é incontestável e incomparável. Nenhum país cresceu tanto na agropecuária quanto o Brasil nos últimos anos. Para isso tudo continuar nesse patamar, o conhecimento e a tecnologia são instrumentos imprescindíveis ao crescimento sustentável do agronegócio do Brasil. Portanto, muitas instituições de ensino tem oferecido cursos de graduação na área de gestão em agronegócios: um mercado em forte expansão.
A FacLions, localizada em Goías, por exemplo, oferece um curso de graduação sequencial em Gestão em Negócios Rurais, que é uma modalidade superior de complementação de estudos de menor duração, com um viés profissionalizante. Ao término do curso o profissional desse seguimento deve ser capaz de, dentre outras habilidades, “auxiliar no aumento da produção associado a preservação do meio ambiente, com capacidade de abordar as características dos impactos ambientais dentro de um contexto socioeconômico relevante, promovendo, assim, a gestão em agronegócios nos processos produtivos, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social”. E, ainda, “utilizar dos princípios da administração e o domínio dos conceitos, técnicas e ferramentas da qualidade agropecuária, contribuindo no planejamento, desenvolvimento, financiamento e execução de projetos de gestão em agronegócios, através da formulação de estratégias, avaliação de trabalhos com riscos e impactos ao meio ambiente”.
A Universidade Paulista (Unip) oferece o curso de graduação online em agronegócio e tem por objetivo “preparar o aluno para viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Prospecção de mercados e análise de viabilidade econômica”.
O profissional do agronegócio precisa atentar-se às novas tecnologias do setor, bem como à qualidade e à produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, para otimizar a produção e o uso racional dos recursos. E nesse sentido, a gestão de projetos é primordial para o desenvolvimento do setor. Segundo Valeriano (2001), para se atingir a excelência em gerenciamento de projetos é necessária à definição de uma estrutura de apoio, que deve contar com um Escritório de Gerenciamento de Projetos.
terra