O Dia Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é comemorado neste sábado (25).
Em Mato Grosso do Sul, que tem cerca de 70 mil agricultores familiares, o Governador Reinaldo Azambuja colocou como prioridade do setor produtivo o investimento na produção de alimentos, buscando ampliar a renda dos produtores, mantê-los no campo e suprir a demanda do Estado que, atualmente ainda importa boa parte do que consome.
A Secretaria de Produção e Agricultura Familiar tem realizado um trabalho intenso junto com parceiros dos mais diversos na busca por colocar em pratica, da forma mais eficiente, as politicas públicas voltadas a este publico.
Para o Secretário Dr. Fernando Mendes Lamas – que tem percorrido o Estado e por ser de carreira um engenheiro agrônomo pesquisador da Embrapa, conhece muitos dos assentamentos e cooperativas – os agricultores familiares tiveram conquistas positivas nos últimos anos mas, ainda a muito por se fazer, principalmente em Mato Grosso do Sul.
Segundo ele, o desafio está em dar escala aos bons exemplos, aproveitar o máximo dos programas oferecidos pelos Governos Federal e Estadual, realizar as ações com o máximo de parcerias que se puder organizar e adicionar o ‘conhecimento’ aos ingredientes necessários para uma receita de sucesso no campo.
Dr. Fernando, que esteve em Naviraí no inicio da semana para conhecer um “Distrito Verde”, projeto que está possibilitando ganhos significativos a produtores de um assentamento, comentou que o Governador do Estado colocou metas importantes relacionadas a agricultura familiar e que, o trabalho em parceria deve garantir o sucesso da empreitada.