Chapadão do Sul (MS) – Durante a participação na abertura e giro tecnológico da Tecnoagro em Chapadão do Sul, o Secretário em exercício de Produção e Agricultura Familiar, Jerônimo Alves Chaves, teve a oportunidade de conferir como está sendo recebida a proposta do Programa de recuperação de pastagens degradadas que o Governador Reinaldo Azambuja lançou há poucos dias, e que leva o nome de Programa Terra Boa.
Citado pelos presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, e da Aprosoja/MS, Cristiano Bortolotto, como sendo de grande importância para alavancar o setor produtivo, o programa, que prevê a recuperação de dois dos oito milhões de hectares de pastagens degradadas do Estado em cinco anos, foi enaltecido dado seu planejamento e envolvimento das instituições parceiras que se comprometeram oficialmente com a cooperação para sua implantação e trabalharão em parceria com a divulgação, capacitação de técnicos e produtores e captação de projetos.
A participação no evento foi encerrada com a visita a os stands de empresas que apresentavam seus produtos e tecnologias e com contato com produtores que demonstraram interesse em conhecer detalhes sobre o programa.
Contente com a aceitação e interesse dos produtores Jerônimo aproveitou a viagem para visitar sindicatos rurais da região e conversar com presidentes, fazendo um chamamento para o Dia de Campo na Fazenda São Matheus, em Selviria, que acontece na manhã de sexta-feira (18) com demonstração de integração lavoura/pecuária, uma das principais tecnologias a serem utilizadas no programa Terra Boa.
Além dos representantes já citados, participaram também da abertura da Tecnoagro 2016, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul e presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes; o prefeito municipal, Luiz Felipe Barreto de Magalhães; o diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges; a vereadora do município, Rosemari Cruz; os presidentes dos sindicatos rurais de Chapadão do Sul, Rudimar Artur Borgelt; de Maracaju, Juliano Schmaedecke; de Dourados, Lúcio Damália; de Cassilândia, Ademir Antonio Cruvinel.
Sobre o evento – Em sua 19ª edição, a Tecnoagro se consolida como um dos principais eventos da agropecuária, tanto em nível regional como estadual. A feira tecnológica possibilita a interação entre os produtores, consultores, técnicos, professores, pesquisadores e demais profissionais ligados ao setor. Serão mais de 60 expositores, na edição de 2016, com a apresentação de mais de 200 tecnologias. O local do evento será no Centro de Pesquisa da Fundação Chapadão. Para mais informações, acesse www.tecnoagro2016.com.br.
Kelly Ventorim, assessora de imprensa da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, com informações da Famasul