Campo Grande (MS) – O maior evento de atração de investimentos da América Latina – Fórum de Investimentos Brasil 2019 – aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro, em São Paulo, reunindo os principais expoentes da economia continental. Mato Grosso do Sul expôs suas potencialidades com a publicação bilíngue “Mato Grosso do Sul: o destino certo dos seus investimentos”, que foi distribuída e exposta no stand.
“Recebemos muitos investidores estrangeiros, chineses, russos e americanos que têm interesse no estado para negócios nas áreas de infraestrutura, logística e agronegócio”, conta o assessor de Logística da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Lúcio Lagemann, que chefiou a delegação sul-mato-grossense.
O Fórum de Investimentos Brasil (Brasil Investment Forum) é organizado pelo governo brasileiro por meio da Apex-Brasil, do Ministério de Economia e do Ministério de Relações Exteriores, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve na abertura, bem como o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno; os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça), Bento Costa L. Leite (Minas e Energia), Tereza Cristina Dias (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).
Lagemann destaca “aspectos Importantes para Mato Grosso do Sul” discutidos no evento. “No agronegócio, o Brasil se posiciona como potência agrícola sustentável no cenário internacional, agregando tecnologias que possibilitam ampliar a produção sem abrir novas áreas agrícolas. A projeção é de que em uma década seremos o maior produtor mundial de alimentos e Mato Grosso do Sul terá lugar de destaque nessa conquista como grande produtor de grãos e carnes”.
As novas concessões de aeroportos foi outro assunto de particular interesse de Mato Grosso do Sul, que embora esteja fora da lista, pode ser beneficiado pois após repassar a administração de grandes hubs aéreos a Infraero estará voltando sua atenção à aviação regional, o que diz respeito diretamente ao Estado. Da mesma forma, os investimentos no transporte ferroviário (que passam pela renovação da concessão da Ferrovia Malha Oeste) e as negociações a respeito da concessão da BR-163 tiveram lugar nos debates. Na pauta, ainda, a construção da ponte sobre o rio Paraguai, em Porto Murtinho, imprescindível para concretizar a rota bioceânica que abrirá os portos chilenos aos produtos brasileiros.
Chamou a atenção dos frequentadores do evento uma invenção genuinamente sul-mato-grossense. Um software desenvolvido pela empresa Solinftec, do empresário Rodrigues dos Santos, que permite monitorar o rendimento operacional das máquinas agrícolas e diagnosticar o mau uso. Esse sistema é utilizado por produtores dos principais países agrícolas.
O ministro Sérgio Moro apresentou, ainda, projetos na área de Segurança Pública, destacando a importância de combater a violência para trazer clima positivo aos negócios. Entre as medidas em andamento estão a criação do banco de perfil genético (que deve facilitar a resolução de crimes), a cooperação técnica entre as políticas, a liberação de bens apreendidos de traficantes para uso das forças de segurança e a implantação de um sistema integrado das fronteiras que impacta diretamente o Mato Grosso do Sul, considerado a principal rota do tráfico de drogas.